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Por Anna1
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#96559
No livro “Torto Arado”, do escritor Itamar Vieira Júnior, é contada a história de duas irmãs que vivem em uma comunidade rural vítima de situação de trabalho similar à escravidão, na qual o patrão oferece moradia e alimentação – dotadas de precariedade – para os indivíduos que se submeterem ao serviço não assalariado. Fora da obra, o cenário brasileiro atual não se distancia do retratado no livro, uma vez que o trabalho análogo ao escravo ainda persiste no país. Desse modo, fatores como a desigualdade socioeconômica e a ineficiência das leis consistem em fortes causadores dessa grave problemática.

De início, constata-se que a disparidade socioeconômica contribui efetivamente para a permanência do labor semelhante ao escravo. Sobre isso, o sociólogo Karl Marx defendia que a sociedade capitalista está dividida em duas classes: a burguesia – detentora dos meios de produção – e o proletariado – que vende sua força de trabalho para sobreviver. À vista disso, nota-se que essa configuração gera uma forte discrepância socioeconômica, uma vez que há uma segregação das camadas sociais. Nessa ótica, as dificuldades financeiras aliadas à necessidade de sobrevivência levam os indivíduos que se encontram às margens da sociedade à adesão ao trabalho análogo à escravidão como um dos poucos meios viáveis à subsistência. Dessa maneira, o cenário injusto de trabalho forçoso tem a assimetria social e econômica como um dos pilares para a sua continuação.

Outrossim, a ineficácia legislativa consiste em outro fator determinante para a persistência da escravidão comtemporânea. Acerca disso, conforme o escritor Gilberto Dimenstein, em seu livro “O Cidadão de Papel”, as leis brasileiras são completas na teoria, mas, na prática, estas não são devidamente aplicadas. Nesse sentido, tal premissa aplica-se ao cenário do Brasil na atualidade, dado que, embora a legislação do país, teoricamente, garanta que ninguém será submetido ao trabalho escravo, isso não é percebido no cotidiano nacional, pois essa exploração ainda existe, desrespeitando não só a constituição, como também os direitos humanos das vítimas. Assim, a falta de aplicação efetiva e supervisionada das normas brasileiras contribui para o impasse.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para modificar esse cenário. Então, a fim de acabar com o trabalho análogo ao escravo no Brasil, cabe ao Poder Executivo, o qual é responsável pela efetiva aplicação das leis brasileiras, garantir que a legislação seja devidamente cumprida, por meio de uma fiscalização e execução mais eficazes, de modo a fazer valer na prática o que é garantido legalmente. Ademais, cabe ao Governo Federal criar programas que visem a redução da desigualdade socioeconômica para diminuir a permanência de pessoas em trabalho similar à escravidão. Por fim, com essas medidas, casos como o de “Torto Arado” serão raros no país e a nação caminhará rumo ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 191

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 178

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 178

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 182

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96748
:shock: Ótima argumentação, Anna! :D

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
1
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Por ruvinski
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#97474
Redação invejável, adorei a forma com que agregou o conhecimento literário sobre o contexto em uma linha temporal perfeita, do inicio ao fim! Meus parabéns.
1
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Por Anna1
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#97495
ruvinski escreveu:Redação invejável, adorei a forma com que agregou o conhecimento literário sobre o contexto em uma linha temporal perfeita, do inicio ao fim! Meus parabéns.
Obrigada! :D
0
Por Joacelio
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#97843
Gostei muito do seu texto, voce desenvolveu bem suas ideias e baseou-as com repertórios bem encaixados. Parabéns, nota 1000
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