Segundo o filósofo Gilles Lipovetsky, "o consumo é uma espécie de terapia". Inicialmente, os impulsos consumistas são extremamente prejudiciais à vida financeira, onde há a recorrência de obstáculos como as dividas, que atrapalham o desenvolvimento da educação financeira entre os jovens. É importante ressaltar, que a falta de planejamento, inexperiência e organização financeira, agravam a situação e tem como consequência o mal gerenciamento de suas finanças que ocasionam dívidas. No entanto, os impulsos consumistas e a facilidade de obter crédito, faz com que o número de jovens brasileiros endividados cresça no País.
Além disso, embora seja extremamente necessário para o futuro dos estudantes, a educação financeira não é encontrada nas escolas brasileiras, pois não está incluída no modelo educacional do País. Sob esse viés, o déficit de investimento governamental é um problema que dificulta o desenvolvimento da educação financeira entre os jovens brasileiros, a Constituição Federal declara, no artigo 205, que a educação é um direito de todo cidadão e deve ser assegurada pela intervenção do Estado. Desse modo, é inaceitável que tal situação se perpetue, pois traz consequências como a falta de conhecimento financeiro.
Logo, não há dúvidas que é preciso que seja tomada uma atitude para mudar a questão da educação financeira entre os jovens brasileiros. Para isso, o Poder público, conjunto dos órgãos com autoridade para realizar os trabalhos do Estado, deve incluir a educação financeira em seu modelo de educação por meio das escolas com a participação de profissionais capacitados. Nesse sentido, o intuito da medida é garantir os direitos dos jovens prejudicados e imobilizar a população consumista, que por sua vez terá seu futuro modificado.
@Tuly14 @Alunxovo @anakezia12 @JoaoPedro123 @Anna1 @bylari @abiaacs @Mylike @vanussa @ThomasHusch @Mod @G16SANTOS
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.