A princípio, é válido frisar que a dissociação política se relaciona com a dificuldade de compreensão do tema. Segundo um estudo feito pelo Instituto DataSenado, em 2022, o percentual de eleitores brasileiros interessados em política decresceu, em virtude da dificuldade em entender o funcionamento do sistema político e da complexa linguagem utilizada nos debates. À vista disso, é evidente que os cidadãos necessitam de um ensino didático sobre política.
Ademais, é importante ressaltar que a alienação política prejudica diretamente a vida dos próprios cidadãos, pois a propensão para colocar um governo no poder contrário às suas demandas é alarmante. De acordo com Mario Sergio Cortella, política e cidadania estão interligadas. Logo, urge que haja uma conscientização ativa que estimule a participação política dos cidadãos.
Portanto, é indispensável medidas em prol do envolvimento político dos cidadãos. Assim, é essencial que o Ministério da Educação promova ensinos a respeito de política, por meio de palestras feitas nas escolas para a população — adotando professores especializados em abordar o assunto de maneira didática —, a fim de que todos os cidadãos possam ter acesso a temática facilmente. Além disso, cabe ao Ministério Público, em parceria com a mídia nacional, desenvolver campanhas incentivando a participação política — por meio de vídeos nas mídias sociais — para que os cidadãos se conscientizem da relevância da participação política enquanto exercício da cidadania. Desse modo, o Brasil poderá corroborar com o pensamento de Aristóteles.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.