Avatar do usuário
Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96459
No episódio “Nosedive”, da renomada série “Black Mirror”, é contada a história de Lacie, a qual vive em uma sociedade em que as pessoas são avaliadas por um sistema de cinco estrelas e tudo depende do bom status nas redes sociais. Nesse sentido, na obra, muitas pessoas fingem ser quem não são apenas para ganhar curtidas na internet. Fora da ficção, a realidade brasileira atual não se distancia do contexto do episódio, uma vez que a pressão estética é um grave problema no país. Desse modo, fatores como a má influência midiática e o individualismo consistem em fortes causadores da controvérsia supracitada.

Em primeiro plano, constata-se a influência da mídia como causa do impasse. Acerca disso, os filósofos da Escola de Frankfurt criaram o termo “Indústria Cultural”, o qual critica a massificação e a alienação sociais que se dão mediante conteúdos midiáticos empobrecidos. Nessa perspectiva, a mídia contribui com a problemática por meio da promoção de produtos da indústria da beleza que visam ao alcance do padrão estético vigente, o que reforça as ideias padronizadas do que é ser belo na sociedade atual e incentiva o desrespeito à diferença. Assim, as ações da mídia perpetuam a utopia de um corpo perfeito, negando a subjetividade e a pluralidade da beleza.

Outrossim, a falta de empatia consiste em outra forte causadora do problema. De acordo com o sociólogo Sigmund Freud, em seu livro “Psicologia das Massas e Análise do Eu”, indivíduos tendem a suprir o próprio ego e agir de acordo com o meio, oprimindo as diferenças. Sob essa ótica, é notória a influência desse individualismo na questão dos padrões de beleza, visto que muitos indivíduos não se importam em julgar e oprimir quem está distante desses ideais estéticos. Logo, a ilusão da existência de apenas um modelo de beleza na sociedade leva as pessoas sem empatia pelo próximo a inferiorizar os indivíduos fora desse padrão.

Infere-se, portanto, que são necessárias medidas para amenizar a questão. Então, a fim de suprimir a pressão estética no país, cabe à mídia desconstruir o padrão de beleza vigente, mediante propagandas voltadas à subjetividade e à diversidade do que é considerado belo. Essa ação terá como finalidade a promoção e o respeito à diferença. Ademais, é dever do Ministério da Educação trabalhar a empatia no ambiente escolar, de modo a criar indivíduos mais preocupados uns com os outros, suprimindo o individualismo. Por fim, com essas medidas, o país se afastará da realidade retratada em Black Mirror, e a nação caminhará rumo ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Casey12
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96488
Redação incrível, sem palavras 💝
1
Avatar do usuário
Por Tuly14
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96527
😯😯😯😯😯 sem palavras para essa redação.
1
Avatar do usuário
Por Tuly14
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96528
Quem dá uma nota inferior que 1000, esse indivíduo é maluco e mal alfabetizado
1
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96608
(...) sociedade leva as pessoas sem empatia pelo próximo a inferiorizar inferiorizarem os indivíduos (...)
Ótimo texto! :)

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
127 Exibições
por Raquelzita
Estética negra e a luta contra o racismo
por AnnyXynnA    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por AnnyXynnA
Limites entre a estética e a saúde
por Gabiiara    - In: Outros temas
0 Respostas 
157 Exibições
por Gabiiara
1 Respostas 
4121 Exibições
por OlrenBeat
5 Respostas 
395 Exibições
por samuzinh
0 Respostas 
154 Exibições
por maysa1092
0 Respostas 
243 Exibições
por maysa1092
0 Respostas 
1173 Exibições
por Dani128
os desafios da educação atual no brasil
por marialuyza    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por marialuyza
14 Respostas 
641 Exibições
por Lauany25

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM