Avatar do usuário
Por Anna07452
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96130
Thomas More em seu livro "utopia" idealizou uma sociedade livre de quaisquer problemas sociais, em que todos viviam em perfeita harmonia. Contudo,o que fora escrito pelo autor manteve-se no plano literário, tendo em vista o suicídio entre os jovens brasileiros como um problema recorrente. Diante disso, tanto a negligência governamental quanto a omissão familiar, protagonizam a manifestação desse revés.
Diante desse cenário, é importante pontuar o descaso estatal como peça -chave dessa adversidade. Para tanto, é oportuno rememorar os estudos do filósofo Thomas Hobbes, que afirmou ser dever do Estado proporcionar meios que auxiliem toda a coletividade. Tal concepção,todavia, não se aplica a realidade atual, pois as autoridades governamentais não atuam na formulação de ações que resolveriam os casos de suicídio entre jovens, como fornecer centros de apoio psicológico gratuitos, a qual poderia oferecer o tratamento adequado jovens em questão de vulnerabilidade social. Logo, é necessário que a conduta do setor administrativo seja repensada.
Ademais, faz-se fundamental apontar a negligência familiar como motivadora desse revés.
Nesse contexto,uma pesquisa realizada pela Flacso revelou que a taxa de suicídio é maior entre jovens de 16 e 17 anos. Com base nesse dado expressivo, vê-se que o descaso da família diante desse assunto, principalmente com os adolescentes nessa idade, contribui para o aumento alarmante desses casos, tendo em vista que os parentes não cumprem seu papel social de orientar esses indivíduos e assegurar sua proteção perante a esse mal do século. Tal questão, portanto, possui como efeito a exclusão desses jovens do ambiente familiar, ocasionando a reverberação desse problema,o que evidencia a necessidade de um recurso capaz de solucionar esse impasse.
Assim é crucial mitigar o aumento de suicídio entre os adolescentes. Com vistas a isso, cabe ao governo - instância máxima de administração executiva-criar instituições de apoio psicológico,por meio dos cofres públicos, a fim de promover o tratamento gratuito a população que não pode pagar por essa ajuda em instituições privadas.
Outrossim, o ECA - Estatuto da criança e adolescente- deve fornecer por meio das mídias sociais, ações publicitárias a fim de informar as famílias acerca da questão do suicídio entre os jovens. Com essas medidas,o Brasil se tornará um espelho da "utopia" de More.

@R1000
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por R1000
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96131
Muito bom!! Só tem alguns erros de ortografia e faltou o meio na conclusão. Mas tirando isso tá top
1
Avatar do usuário
Por R1000
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96132
Não, peço desculpas meio n, sua conclusão está 100%
0
Avatar do usuário
Por Anna07452
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96134
R1000 escreveu:Muito bom!! Só tem alguns erros de ortografia e faltou o meio na conclusão. Mas tirando isso tá top

Obrigada!!
0
Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#96310
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS: COMO ENFRENTAR ESSE PROBLEMA?

Introdução: Thomas More em seu livro "utopia" idealizou uma sociedade livre de quaisquer problemas sociais, em que todos viviam em perfeita harmonia(desnecessário/redundante). Contudo, o que fora escrito pelo autor manteve-se no plano literário, tendo em vista o suicídio entre os jovens brasileiros como um problema recorrente. Diante disso, tanto a negligência governamental quanto a omissão familiar, protagonizam a manifestação desse revés.
- Esse repertório parece distante, utopia com suicídio não aparenta fazer muito sentido.
- Essas teses não são pertinentes, você não demonstrou nem o mínimo de como a negligência governamental afeta os casos de suicídio, a omissão familiar ainda pode ser deduzida pelo leitor mas você deveria deixar mais exemplificado na introdução.
- Poucos problemas com vírgulas.


Desenvolvimento 1: Diante desse cenário, é importante pontuar o descaso estatal como peça -chave(cuidado com o uso da palavra 'peça chave', gera informalidade) dessa adversidade. Para tanto, é oportuno rememorar os estudos do filósofo Thomas Hobbes, que afirmou ser dever do Estado proporcionar meios que auxiliem toda a coletividade(existe uma lacuna argumentativa aqui, a coletividade é o oposto de individualidade, que é onde ocorrem os suicídios). Tal concepção, todavia, não se aplica a realidade atual, pois as autoridades governamentais não atuam na formulação de ações que resolveriam os casos de suicídio entre jovens, como fornecer centros de apoio psicológico gratuitos, a qual poderia oferecer o tratamento adequado jovens em questão de vulnerabilidade social(esta é uma proposta de intervenção, fica deslocada aqui). Logo, é necessário que a conduta do setor administrativo seja repensada.
- Problemas com vírgulas.
- Faltou argumentação + algumas lacunas.

Desenvolvimento 2: Ademais, faz-se fundamental apontar a negligência familiar como motivadora desse revés.
Nesse contexto, uma pesquisa realizada pela Flacso(empresa de?) revelou que a taxa de suicídio é maior entre jovens de 16 e 17 anos. Com base nesse dado expressivo, vê-se que o descaso da família diante desse assunto, principalmente com os adolescentes nessa idade, contribui para o aumento alarmante desses casos, tendo em vista que os parentes não cumprem seu papel social(oque te faz pensar que não cumprem? Você criou uma explicação que necessita de detalhamento) de orientar esses indivíduos e assegurar sua proteção perante a esse mal do século. Tal questão, portanto, possui como efeito a exclusão desses jovens do ambiente familiar(??), ocasionando a reverberação desse problema, o que evidencia a necessidade de um recurso capaz de solucionar esse impasse.(??)
- Tome cuidado com a paragrafação, este é o parágrafo de desenvolvimento.
- Problemas com vírgulas, argumentação e conclusão.


Conclusão: Assim é crucial mitigar o aumento de suicídio entre os adolescentes. Com vistas a isso, cabe ao governo - instância máxima de administração executiva-(AGENTE)criar instituições de apoio psicológico(AÇÃO), por meio dos cofres públicos(???), a fim de promover o tratamento gratuito a população que não pode pagar(carente/necessitada) por essa ajuda em instituições privadas.(EFEITO)
Outrossim, o ECA - Estatuto da criança e adolescente- deve fornecer por meio das mídias sociais, ações publicitárias a fim de informar as famílias acerca da questão do suicídio entre os jovens(essa parte é desnecessária, agregar novos repertórios na conclusão não é interessante). Com essas medidas, o Brasil se tornará um espelho da "utopia" de More.(???)
- Muitos problemas com vírgulas.
- Onde eu coloquei (???) significa que seu modo/meio e seu detalhamento foram fracos ou não pertinentes.


REVISÃO GERAL:
- Eu sei que na hora do desespero é difícil escolher teses relevantes e pertinentes, porém, pense sempre qual a ligação com o tema, se realmente isso acontece e também raciocine se não é teoria da conspiração, tendo tudo isso em mente, pense como explicaria isso para alguém, que exemplos usaria, que fontes iria citar.
- Cuidado com a fórmula utilizada para escrever, em algumas partes você tentou usar a própria apresentação como explicação.
- Sempre coloque espaço após vírgulas e foque em 4 parágrafos.
- Bons estudos!!

💕 Para cada pedido particular de correção, será feita 1 correção gratuita aqui no site como forma de ajudar aqueles que precisam!
>> Link: Correção nota 1000!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
126 Exibições
por Elleeee66
0 Respostas 
112 Exibições
por Lalalay
0 Respostas 
43 Exibições
por romeumorais
0 Respostas 
79 Exibições
por rebeccafroio
0 Respostas 
95 Exibições
por manual14
0 Respostas 
77 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
72 Exibições
por bia1r
0 Respostas 
17 Exibições
por kaylene
0 Respostas 
641 Exibições
por raileaks
0 Respostas 
151 Exibições
por Gabyimaromba

O uso de aparelhos eletronicos dentro das salas de[…]

Como cita o artigo 5º da constituiç&at[…]

Para o cientista Ismael Seragelden, "a fo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM