De início, vale salientar que a ausência de empatia agrava o problema. Sob essa ótica, o conceito de "Atitude Blasé" do sociólogo alemão George Simmel, que diz respeito à apatia diante problemas que merecem atenção da sociedade. A partir dessa perspectiva, é possível observar que a realidade contemporânea brasileira se distancia do ideal empático, uma vez que existe uma discriminação do QUEER por serem invisibilizados. Isso ocorre, pois, a população não aceita e não trata a diferença de forma comum como, por exemplo, a violação de direitos e a dificuldade de acesso à educação que os homossexuais sofrem.
Ademais, é preciso abordar a carência de informação como outro elemento fundamental do revés. De acordo com o teórico Pierre Bourdieu, a mídia deve ser usada como ferramenta democrática, ao invés de mecanismo opressor. Porém, quando se refere a imperceptibilidade dos indivíduos que não correspondem à heteronormatividade, a opressão causada não só no cotidiano, mas também nas redes sociais, pela ignorância de pessoas preconceituosas que não buscam informações. Nesse contexto, é essencial superar esses paradigmas que prejudicam diversos indivíduos.
Portanto, são necessárias medidas para minimizar essa problemática. Logo, cabe à grande mídia e ao Ministério da Educação e da cultura - responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE) - promover um maior acesso ao conhecimento e representatividade da população LGBTQIA+, através de entrevistas e publicidades nas escolas e no Instagram. Isso deve decorrer, a fim de assegurar que o meio social ainda seja uma forma de inclusão e diversidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.