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Por Marcellow
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#94385
A artista Frida Kahlo, em seus autorretratos, demonstrou a necessidade, ao pintar o próprio rosto durante toda a vida, de se debater constantemente determinada matéria, sendo indispensável revê-la por várias perspectivas. No entanto, o cuidado da pintora mexicana não representa a postura social diante dos desastres ambientais quem vem ocorrendo na Amazônia e no pantanal brasileiro. Diante desse óbice, cabe analisar a carência infraestrutural e a falha na educação como causas desse revés.

A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa problemas ambientais como as incessáveis queimadas. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, os impactos das queimadas seriam devastadores para o clima e para a biodiversidade. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.

Ademais, torna-se evidente que a omissão do sistema de ensino tonifica as queimadas na sociedade hodierna. Isso ocorre porque se observa a deterioração do papel formador do jovem na escola, visto que a ingerência governamental prevê uma educação que limita a instrução social, de modo que a sociedade não esteja preparada para lidar com as queimadas e, muito menos propor caminhos para combater tais problemas ambientais. Essa situação encontra forças no ensaio Pedagogia do Oprimido, cunhado pelo pedagogo brasileiro Paulo Freire, o qual caracteriza o ambiente escolar como uma forma de opressão que não habilita o sujeito para a convivência na sociedade, como nas situações representadas nos incêndios florestais.

É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem os problemas ambientais brasileiros agravados por incêndios. Por isso, o Ministério Publico, órgão responsável pela defesa dos interesses sociais, deve por meio da fiscalização da aplicação dos poderes estatais, pressionar o Estado no que se refere ao aporte de infraestrutura no setor que oferta a solução para tais problemas, com o fito de que um meio ambiente ecologicamente equilibrado seja ampliado para diversas regiões do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Casey12
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#94449
Ola, tudo bem? Vou te dá uma breve correção
Demonstra um vocabulário excelente, com poucos ou quase nenhum erro de gramática e pontuação. Organizar fatos e opiniões de forma consciente, uso de repertório produtivo, Compreendendo o tema e respeitando a estrutura adequada. Mas ao meu ver sua conclusão não ficou evidente todos os elementos.


( receberá a base da nota)
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