Dessa forma, em primeira análise, a supremacia é um desafio presente no imbróglio. De acordo com o artigo quinto da Constituição de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Nessa lógica, vê-se que todos os indivíduos são iguais, logo, não há torcedores ou até mesmo esportistas superiores à seus adversários. Porém, alguns destes tem a sensação de ser superior e acabam provocando brigas com o uso de muita violência, como chutes, socos, xingamentos e até mesmo objetos cortantes como facas por exemplo. Assim, é preciso que a empatia e o respeito sejam vistos como vitais para um bom aproveitamento do momento de lazer.
Em paralelo, a discriminação é um entrave no que tange à problemática. Para o ator Paulo Autran, "O preconceito é fruto da burrice e da ignorância, e qualquer atividade cultural quanto o preconceito é válida". Tal perspectiva aponta que a intolerância é produto da falta de racionalidade e de empatia, a qual é percebida como forma de violência persistente no esporte, seja entre os esportistas ou os torcedores, por motivos raciais, culturais, religiosos, dentre outros. Essa discriminação ocorre de forma à mitigar o adversário, o que, consequentemente, gera agressões e, em casos mais drásticos, a morte. Destarte, urge que haja respeito entre eles.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Ministério do Esporte juntamente com o governo, devem investir na segurança nos estádios e quadras, por exemplo, por meio do aumento de seguranças e de policiamento nas ruas antes e depois das partidas, a fim de que as violências diminuam. Tal ação pode, ainda, promover campanhas, na entrada dos locais das partidas, contra o preconceito, enfatizando a importância do respeito ao próximo. Somente assim, a sociedade deixará de ter uma mente individualista e os esportes serão melhor aproveitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.