De início, o silenciamento da questão consiste em fator determinante para a permanência do impasse. Conforme o célebre sociólogo Karl Marx, em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, alguns temas são silenciados na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Nessa perspectiva, essa visão pode ser aplicada ao contexto brasileiro atual, dado que a escassez de debates acerca da menstruação é uma realidade no país, criando um estigma em volta da temática, a qual passa a ser evitada e motivo de vergonha para a maioria das pessoas, sobretudo as próprias mulheres. Assim, a falta de diálogos acerca do assunto, principalmente nos ambientes familiar e escolar, acentua ainda mais o tabu que ronda a questão.
Outrossim, constata-se a desigualdade de gênero como intensificadora do problema. O escritor Gilberto Dimenstein, em seu livro “O Cidadão de Papel”, afirma que muitas leis existem apenas no papel, não sendo efetivadas na prática. Uma dessas normas, presente na Constituição Federal de 1988, é a que prega a igualdade entre homens e mulheres, que, embora seja garantida legalmente, não é totalmente aplicada no contexto brasileiro contemporâneo, uma vez que ainda há uma cultura fortemente misógina que oprime o gênero feminino, afetando diretamente a questão menstrual. Isso porque a menstruação ainda é vista como algo exclusivamente feminino, visão que é refletida, por exemplo, na não disponibilização de absorventes de maneira gratuita.
Infere-se, portanto, que são necessárias medidas para amenizar a situação. Para tal, cabe ao Ministério da Educação, por meio de rodas de conversa e debates críticos, inserir assuntos relacionados à menstruação na grade das escolas brasileiras, de modo a acabar com o desconhecimento acerca dessa questão e tornar o assunto mais difundido no meio social. Essa ação terá como finalidade destruir o estigma que cerca a questão menstrual. Por fim, com essas medidas, a nação caminhará rumo ao progresso e casos como o das mulheres indianas serão raridade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.