• Avatar do usuário
#92277
Na produção do seriado brasileiro “Sob pressão" estrelado nas televisas, abordou em um dos seus episódios, o caso de uma menina que necessitava urgentemente de um transplante de rim e teve que esperar uma longa fila para o procedimento. Fora da ficção, principalmente na contemporaneidade brasileira, tal situação é vivenciada por diversos brasileiros, visto que o avanço essencial da ciência para o aumento dos transplantes de órgãos na sociedade está se agravando no nosso continente. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da falta de conscientização populacional para a obtenção de órgãos, mas também devido à falta de verificação de compatibilidade. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura.

Primeiramente, vale salientar como a falta de conscientização populacional promove a continuidade da problemática, visto que a metade da população ainda não se informaram da importância da doação de órgãos ou ainda não conversaram com seus familiares da doação de seus entes falecidos. Acerca disso, é vital trazer o debate do filósofo Jurgen Habermas, no qual define a ação comunicativa como um elemento que consiste na capacidade de uma pessoa em exercer a cidadania e combater os empecilhos da sociedade. No entanto, embora sejam um pensamento ideal, percebe-se que ao observar o avanço essencial da ciência para o aumento dos transplantes de órgãos na sociedade, isso não é firmado na prática, sendo uma consequência direta da irresponsabilidade da assistência social e da alienação vista na “Banalidade”.

Outrossim, é importante ressaltar que, de acordo com Immanuel Kant, o princípio da ética é agir de forma que essa ação possa ser uma prática universal. Conjuntamente, a falta de verificação de compatibilidade vai de encontro a ética kantiana, na medida que os órgãos não há compatibilidade absoluta, o receptor vai precisar usar medicamentos imunossupressoras para evitar os riscos de infecções. Desse modo, o avanço essencial da ciência para o aumento de transplantes de órgãos na sociedade tornou-se uma ocorrência prejudicial à ordem social.

Portanto, para que as ações vista na obra “Sob pressão" não se torne comum no Brasil, para isso, é necessário o Ministério da saúde em parceria com o ONGs; instituições responsáveis pela organização e assistência à saúde dos brasileiros, elaborar campanhas e palestras comunitárias para aumentar a taxa de adesão das famílias de possíveis doadores e criarem depoimentos que mostrem a importância da doação para os que recebem o órgão, e ainda sim, conscientizar a população a fazerem o exame de HLA feito nos laboratórios onde recolhem uma amostra de sangue, para saberem o hemograma do código genético. Dessa forma, essas intervenções poderiam resultar em uma sociedade melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
57 Exibições
por alanacarvaa
13 Respostas 
470 Exibições
por Mylike
1 Respostas 
33 Exibições
por Vgtorres12
0 Respostas 
75 Exibições
por Dudxx
0 Respostas 
123 Exibições
por caahrocs
4 Respostas 
902 Exibições
por AlunaKa
3 Respostas 
170 Exibições
por duudienha
O avanço da fome na sociedade brasileira
por laynandx    - In: Outros temas
0 Respostas 
74 Exibições
por laynandx
4 Respostas 
519 Exibições
por Odailson
0 Respostas 
306 Exibições
por Thiago083
1 bez

bom dia, R. li seu texto e minhas observaç[…]

Decretados pela ONU, em 1948, os direitos humanos […]

3 vez

R1000 , Claro, mais tarde eu faço a corre&[…]

Ola, tudo bem? Vou te dá uma breve corre&c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM