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#91545
No livro Pedagogia da Autonomia do brasileiro Paulo Freire, é enfatizado um viés pedagógico fundamentado na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando. Nesse sentido, a narrativa revela que os professores devem ensinar os alunos sob uma perspectiva transformadora, dinâmica e atrativa para, assim, melhorar a qualidade da educação. Contudo, quando se refere à educação e a sua aplicabilidade, não apenas devem ser modificadas as práticas pedagógicas, mas também uma ação efetiva por parte do Estado, fomentador desse processo. Desse modo, como alternativa para (des)construir esse ensino, pensar a necessidade de ampliar o ensino integral pode operar uma ação legítima em prol da qualidade educacional no Brasil.

Nesse contexto, é importante destacar que a ampliação da jornada integral configura-se como uma política pública que traz importantes benefícios. Segundo o governo do Estado de Pernambuco, quase 75% das vagas no ensino médio são em tempo integral, o que, consequentemente, é o estado que se destaca por possuir a maior taxa de aprovação nesta etapa, 93,6%. Além disso, manter os estudantes por mais tempo na escola não só os insere em práticas que estimulam o desenvolvimento humano, mas também fomentam o protagonismo e a autonomia na formação cidadã. Assim, a ampliação do ensino integral é um ponto fulcral na melhora do sistema educacional brasileiro.

Ademais, é irrefutável que as práticas pedagógicas têm um papel fundamental na promoção de ensino, haja vista que quando as aulas são atrativas elas despertam o olhar dos estudantes. Nesse contexto, o documentário “Quando sinto que já sei”, lançado pela Despertar Filmes em 2014, apresenta exemplos de escolas com uma perspectiva de educação democrática, de acordo com a especificidade e realidade de cada uma, evidenciando que há formas de modificar a estrutura e a dinâmica escolar tradicional. Dessa maneira, alguns alunos sentem dificuldades com determinadas disciplinas por não serem atrativos ou relevantes para eles, o que, por conseguinte, influencia em um ambiente indesejável, impactando diretamente na qualidade educacional. Logo, é necessário desenvolver metodologias para aplicação de uma práxis dinâmica e lúdica para despertar as curiosidades dos estudantes.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para assegurar a qualidade de ensino nas escolas. Assim, o Ministério da Educação, na figura da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, deve formular e desenvolver, por meio de formação de professores, projetos que visam aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a dinamicidade e atratividade das aulas, a fim de impulsionar o sistema educacional brasileiro. Além disso, os órgãos, FUNDEB, FNDE e o MDE, com intuito de melhorar o ensino e a qualidade das escolas, por meio de verbas dispostas pela União, devem desenvolver um programa de financiamento para a remuneração dos profissionais da educação, bem como a manutenção e conservação das instalações e equipamentos dos centros acadêmicos. Somente assim, será possível ampliar o ensino integral, além de fomentar a qualidade da educação no país, assim como foi feito no estado de Pernambuco.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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#92198
:arrow: "do brasileiro Paulo Freire" deveria estar isolado entre vírgulas;

:arrow: Desse modo, como alternativa para (des)construir creio que expressões ambíguas não são "legais" na redação esse ensino, pensar a necessidade de ampliar o ensino integral , o que pode operar tal expressão dá ideia de dúvida e possibilidade, nesse caso, creio que um termo como "implicará" é melhor uma ação legítima em prol da qualidade educacional no Brasil. ;

:arrow: Ademais, é irrefutável que as práticas pedagógicas têm um papel fundamental na promoção de ensino, haja vista que , quando as aulas são atrativas, elas despertam o olhar dos estudantes;

:arrow: Dessa maneira, acredito que, aqui, não houve uma boa escolha de conectivo alguns alunos sentem dificuldades com determinadas disciplinas por não serem atrativos atrativas ou relevantes para eles, o que, por conseguinte, influencia em um ambiente indesejável, impactando diretamente na qualidade educacional;


:arrow: Além disso, manter os estudantes por mais tempo na escola não só os insere em práticas que estimulam o desenvolvimento humano, mas também fomentam o protagonismo e a autonomia na formação cidadã. DE QUE FORMA?

Eu ameeeei a proposta de intervenção e seu texto está muito bom! Strong hug!

Sou uma mera estudante, perdoe-me caso haja algum erro na correção, aliás, se notar algum, pode falar. Caso tenha dúvidas, diga-me. :D

Estudar é como cavar um túnel com uma colher de chá; é preciso paciência e persistência.
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