Nesse contexto, é importante destacar que a ampliação da jornada integral configura-se como uma política pública que traz importantes benefícios. Segundo o governo do Estado de Pernambuco, quase 75% das vagas no ensino médio são em tempo integral, o que, consequentemente, é o estado que se destaca por possuir a maior taxa de aprovação nesta etapa, 93,6%. Além disso, manter os estudantes por mais tempo na escola não só os insere em práticas que estimulam o desenvolvimento humano, mas também fomentam o protagonismo e a autonomia na formação cidadã. Assim, a ampliação do ensino integral é um ponto fulcral na melhora do sistema educacional brasileiro.
Ademais, é irrefutável que as práticas pedagógicas têm um papel fundamental na promoção de ensino, haja vista que quando as aulas são atrativas elas despertam o olhar dos estudantes. Nesse contexto, o documentário “Quando sinto que já sei”, lançado pela Despertar Filmes em 2014, apresenta exemplos de escolas com uma perspectiva de educação democrática, de acordo com a especificidade e realidade de cada uma, evidenciando que há formas de modificar a estrutura e a dinâmica escolar tradicional. Dessa maneira, alguns alunos sentem dificuldades com determinadas disciplinas por não serem atrativos ou relevantes para eles, o que, por conseguinte, influencia em um ambiente indesejável, impactando diretamente na qualidade educacional. Logo, é necessário desenvolver metodologias para aplicação de uma práxis dinâmica e lúdica para despertar as curiosidades dos estudantes.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para assegurar a qualidade de ensino nas escolas. Assim, o Ministério da Educação, na figura da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, deve formular e desenvolver, por meio de formação de professores, projetos que visam aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a dinamicidade e atratividade das aulas, a fim de impulsionar o sistema educacional brasileiro. Além disso, os órgãos, FUNDEB, FNDE e o MDE, com intuito de melhorar o ensino e a qualidade das escolas, por meio de verbas dispostas pela União, devem desenvolver um programa de financiamento para a remuneração dos profissionais da educação, bem como a manutenção e conservação das instalações e equipamentos dos centros acadêmicos. Somente assim, será possível ampliar o ensino integral, além de fomentar a qualidade da educação no país, assim como foi feito no estado de Pernambuco.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.