• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#91320
No contexto social brasileiro, são evidentes os impactos de pessoas sem registro civil. Isso se deve à ineficiência estatal em investir em políticas públicas que viabilizam documentos essenciais, contribuindo para o difícil acesso a direitos básicos. Urge, então, uma análise dessa adversidade.

A princípio, é necessário destacar a forma como o Estado lida com a invisibilidade e registro civil. Isso porque como afirmou Gilberto Dimensteu, em sua obra 'Cidadãos de Papel', a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora seja completa na teoria, não se concretiza na prática. Prova disso são os insuficientes investimentos em políticas públicas que viabilizam o registro civil da população, como a construção de cartórios em regiões periféricas, colaborando para a não garantia da cidadania. Portanto, é necessário mudar essa realidade.

Consequentemente, esses indivíduos não conseguem acessar seus direitos e são excluídos da sociedade. Segundo a Constituição Federal, ' todos os indivíduos têm direito à saúde, trabalho, educação'. Entretanto, apesar de estarem na constituição como direitos vitais para o cidadão brasileiro, as pessoas sem registro civil não conseguem acessá-los , por estarem excluídos do meio social e de não possuírem documentos, como célula de identidade, os quais facilitam a integração social. Por isso, é imprescindível a dissolução desse cenário.

Em suma, medidas são necessárias para minimizar os impactos das pessoas sem registro civil no Brasil. Logo, é dever do Estado-como garantidor dos direitos dos brasileiros-ampliar políticas públicas pelo país, principalmente, em áreas afastadas, por meio do direcionamento de verbas governamentais, a fim de melhorar o registro pela população. Assim, poderemos criar uma sociedade mais cidadã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

0
#91391
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

Introdução: No contexto social brasileiro, são evidentes os impactos de pessoas sem registro civil(eu penso que uma explicação sobre isso seja necessária). Isso se deve à ineficiência estatal (TESE 1) em investir em políticas públicas que viabilizam documentos essenciais, contribuindo para o difícil acesso a(aos) direitos básicos. Urge, então, uma análise dessa adversidade.
- Faltou referência.
- Fui capaz de encontrar somente uma tese.


Desenvolvimento 1: A princípio, é necessário destacar a forma como o Estado lida com a invisibilidade e registro civil. Isso porque como afirmou Gilberto Dimensteu, em sua obra 'Cidadãos de Papel', a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora seja completa na teoria, não se concretiza na prática. Prova disso são os insuficientes investimentos em políticas públicas(precisa de algo que comprove essa afirmação) que viabilizam o registro civil da população, como a construção de cartórios em regiões periféricas, colaborando para a não garantia da cidadania. Portanto, é necessário mudar essa realidade.

Desenvolvimento 2: Consequentemente, esses indivíduos não conseguem acessar seus direitos e são excluídos da sociedade. Segundo a Constituição Federal, ' todos os indivíduos têm direito à saúde, trabalho, educação'. Entretanto, apesar de estarem na constituição como direitos vitais para o cidadão brasileiro, as pessoas sem registro civil não conseguem acessá-los , por estarem excluídos do meio social e de não possuírem documentos, como célula de identidade, os quais facilitam a integração social. Por isso, é imprescindível a dissolução desse cenário.
- Não foi apresentada outra problemática nesse parágrafo, parece que foi feita uma continuação do primeiro desenvolvimento, ou ainda, uma extensão da introdução.

Conclusão: Em suma, medidas são necessárias para minimizar os impactos das pessoas sem registro civil no Brasil(EFEITO). Logo, é dever do Estado-como garantidor dos direitos dos brasileiros(AGENTE)-ampliar políticas públicas pelo país(AÇÃO), principalmente, em áreas afastadas, por meio do direcionamento de verbas governamentais(MODO), a fim de melhorar o registro pela população. Assim, poderemos criar uma sociedade mais cidadã.(DETALHAMENTO)
- Cuidado com a primeira pessoa do plural.


REVISÃO GERAL: Parabéns pela sua redação, coisas que anotei:
- As suas conclusões da introdução e dos desenvolvimento são muito genéricas e não retomam nada em específico dito anteriormente, tente variar um pouco.
- Foram poucos os erros gramaticais que pude encontrar.
- O principal problema ao meu ver vai afetar na C3 por conta da falta de explicação em certas partes e pelo 2º desenv..

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
1967 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
170 Exibições
por Riavda
1 Respostas 
139 Exibições
por anaclaradll
2 Respostas 
125 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
114 Exibições
por alice2
0 Respostas 
100 Exibições
por KarolRs
0 Respostas 
121 Exibições
por Islavitoria1
1 Respostas 
204 Exibições
por Tiago2112
0 Respostas 
104 Exibições
por letiicia122
0 Respostas 
93 Exibições
por Eduardo2565

Na Escócia, país da Grã-Breta[…]

A água é uma questão que vem […]

Os desafios para a atenuação dos efe[…]

1 bez

bom dia, R. li seu texto e minhas observaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM