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#91192
De acordo com a Academia Brasileira de Letras, a palavra “negacionismo” significa: “atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo [...] apesar das evidências ou argumentos que o comprovam”. Nesse sentido, uma das subcategorias do conceito citado consiste no negacionismo científico, o qual é caracterizado pela descrença na ciência e tem se tornado um grave problema na atualidade brasileira. Logo, cabe analisar fatores como a temática religiosa e a disseminação de notícias falsas, os quais tratam-se, respectivamente, de uma causa e de uma consequência dessa controvérsia.

De início, as questões religiosas consistem em fortes causadoras do problema. Acerca disso, é válido ressaltar que, na Idade Média, autoridades religiosas negavam os avanços científicos e, para calar quem debatia acerca da ciência, a Igreja fazia execuções de pessoas na fogueira. Nesse sentido, é notório que a religião contribui de maneira acentuada para o negacionismo científico, dado que as crenças e os costumes religiosos são, muitas vezes, demasiadamente conservadores, o que leva à abdicação dos avanços da ciência. A exemplo disso, no ano de 2020, com a pandemia da COVID-19, muitas pessoas morreram e os cientistas desenvolveram uma vacina, no entanto, apesar de a eficácia da vacinação ser comprovada cientificamente, muitos indivíduos, sobretudo religiosos, negaram-se a aderir a imunização devido às suas crenças. Assim, essas doutrinas contribuem para o imblóglio.

Em segundo lugar, a propagação de fake news é uma das graves consequências do impasse. Sobre isso, nota-se que muitas pessoas acabam por influenciar outras e levá-las a acreditar que a ciência não é confiável, pondo suas crenças individuais acima dos fatos científicos. Essa influência leva mais indivíduos a duvidarem da ciência e, assim, disseminarem informações distorcidas e anticientíficas, as quais, muitas vezes, são inverídicas. Prova disso, uma série do G1 – fato ou fake –, fez a checagem, no ano de 2021, de mais de 500 notícias falsas sobre o coronavírus nas redes sociais, relatando também casos de pessoas vítimas do negacionismo científico no Brasil. Desse modo, a disseminação de notícias falsas afeta diretamente a vida dos envolvidos e deve ser evitada.

Infere-se, portanto, que são necessárias medidas para amenizar a situação. Para tal, cabe ao Governo Federal, em conjunto com a mídia, elaborar propagandas, nos meios de comunicação em massa, que visem explicar, de maneira didática e descomplicada, os fatos científicos, de modo a combater o negacionismo. Essa medida deverá ocorrer por meio da disseminação de dados estatísticos acerca da ciência, tendo como propósito tornar o assunto mais conhecido e combater as fake news que rondam o assunto. Dessa maneira, um passo será dado rumo ao progresso da Nação.

Faço correções detalhadas por um preço acessível.
Instagram: @correções.da.anna
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

0
#91581
Olá @Anna1 , sua redação é bem sucinta, direta ao ponto e mesmo assim completa. Porém, achei sua redação um pouco polêmica no quesito Direitos Humanos, porque um dos princípios da carta é o estado laico, acho que você quis nomear as raízes conservadoras da igreja na idade média, porém da forma como foi colocado parece que você coloca a religião em si como entrave no desenvolvimento da ciência. Só te alertando pra você tomar cuidado, porque vai que o corretor cisma com isso, né? Mesmo sem ser sua intenção.
Adorei sua escrita, fora esse detalhe, a redação está perfeita.
Poderia dar uma olhadinha na minha redação quando tiver tempo? Vou te marcar por lá😻
2
#91633
VitoriaCarvalho escreveu:Olá @Anna1 , sua redação é bem sucinta, direta ao ponto e mesmo assim completa. Porém, achei sua redação um pouco polêmica no quesito Direitos Humanos, porque um dos princípios da carta é o estado laico, acho que você quis nomear as raízes conservadoras da igreja na idade média, porém da forma como foi colocado parece que você coloca a religião em si como entrave no desenvolvimento da ciência. Só te alertando pra você tomar cuidado, porque vai que o corretor cisma com isso, né? Mesmo sem ser sua intenção.
Adorei sua escrita, fora esse detalhe, a redação está perfeita.
Poderia dar uma olhadinha na minha redação quando tiver tempo? Vou te marcar por lá😻
Obrigada pelo comentário, Vitória. De fato, o que você falou faz todo sentido, vou me atentar a isso.

Assim que eu puder darei uma olhada na sua redação :D!

Faço correções detalhadas por um preço acessível.
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#91672
1-poucos erros gramaticais;
2- em minha opinião a argumentação do d1 poderia ter sido mais desdobrada;
3-repetição de conectivos.
Sua redação ficou muito boa ! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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#91719
Mylike escreveu:1-poucos erros gramaticais;
2- em minha opinião a argumentação do d1 poderia ter sido mais desdobrada;
3-repetição de conectivos.
Sua redação ficou muito boa ! :)
Obrigada!! :D

Faço correções detalhadas por um preço acessível.
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