• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#90893
O livro ‘’Não Verás País Nenhum’’, de Ignácio Loyola, retrata um futuro distópico, no qual a completa degradação do espaço natural prejudica a vivência plena dos indivíduos. De maneira análoga, tal aspecto é notório no que tange à realidade brasileira, pois a exploração exacerbada empregada sobre os ecossistemas hídricos e florestais e seus recursos negligencia a sua preservação, fato potencializado, sobretudo, pela incongruência entre as medidas sustentáveis e a justiça social, dado que a desigualdade também é presente nessa conjuntura. Nesse sentido, não apenas a reparação socioecômica, como também a difusão da educação ambiental são caminhos fundamentais para obstaculizar essa problemática.
Diante desse cenário, cabe pontuar como o combate ao desequilíbrio entre as condições de renda do corpo civil pode reduzir os danos à biosfera. Nessa lógica, o documentário ‘’Ilha das Flores’’ exibe a situação das pessoas inseridas em um contexto de pobreza e miséria, no qual a sobrevivência ocorre por meio do trabalho e da moradia insalubres nas áreas de deposição de resíduos sólidos, desconhecendo-se os riscos existentes nessas localidades. À vista disso, denota-se que o alheamento quanto às questões ambientais, principalmente entre a parcela populacional exposta na obra, é provocado pela ínfima importância dessas pautas frente a um cotidiano marcado pela falta de aparatos básicos – como comida e água –, porquanto a natureza assume um caráter meramente utilitário, sendo ocupada, manipulada e poluída sem a devida noção acerca das consequências críticas – por exemplo, a contaminação dos solos, das águas e do próprio ser humano – resultantes dessas ações. Posto isto, o estabelecimento de políticas de equanimidade, a partir do amparo estatal, garantiria a dignidade e o bem estar e, assim, as políticas de sustentabilidade seriam mais efetivas entre essa coletividade.
Ademais, vale ressaltar a importância da iniciativa ambientalista durante a formação estudantil como essencial para a consolidação da igualdade ambiental. Acerca disso, o conceito de ‘’Princípio da Responsabilidade’’, do sociólogo Hans Jonas, designa que a conduta de exploração deve ser refletida a longo e a curto prazo, limitando-a para fomentar a conservação do meio para as gerações atuais e as futuras. Sob esse viés, tal princípio não é amplamente praticado no panorama nacional, pois a sociedade exerce, na maioria das vezes, o uso improdutivo dos recursos, sendo a desigualdade um fator majoritário desse entrave, uma vez que o conhecimento a respeito dos fenômenos e dos mecanismos sustentáveis não são, respectivamente, difundidos e viáveis a todos os indivíduos em razão da exclusão da pobreza como um aspecto restritivo da informação necessária para alcança-lo. Logo, a instrução acerca do conjunto de desafios ambientais e das maneiras simples de auxiliar no seu impedimento, direcionada tanto aos alunos de baixa renda quanto aos seus responsáveis, viabilizaria o início de uma progressiva transformação de hábitos, a qual é indispensável para a superação dessa disparidade.
Portanto, urge a tomada de medidas para atenuar essas adversidades. Destarte, o Ministério da Cidadania – órgão incumbido de atenuar os contrastes no âmbito social – deve elaborar um conjunto de programas de equiparação financeira e civil, por intermédio do oferecimento de uma renda mínima, de moradia segura e do incentivo à ocupação de cargos apropriados para a população em estado de precariedade, a fim de cessar o alicerce da desigualdade ambiental. Além disso, o Ministério da Educação, deve, mediante campanhas e palestras dinâmicas, investir no ensino das práticas de proteção ecológica, com o intuito de evitar o cenário narrado por Loyola.

Linhas: 6x9x9x6
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

0
#90902
Parabéns pela redação, @bylari!

Encontrei dois desvios: "bem estar" em vez de "bem-estar" e "alcança-lo" em vez de "alcançá-lo".

Observei também uma possível inadequação coesiva: "acerca disso" no início da segunda frase do D2. O repertório não possui uma conexão robusta com a ideia do tópico-frasal.

Quanto ao conteúdo, tenho algumas observações.

(1) Na introdução, senti falta de uma breve definição de "desigualdade ambiental": exposição diferenciada de grupos sociais a riscos ambientais. Eu não conhecia esse conceito, então tive que pesquisá-lo.
(2) No D2, o repertório não contribuiu, a meu ver, para a sustentação do núcleo argumentativo do parágrafo. Qual é a relação direta entre o princípio do sociólogo e a formação estudantil? Sem essa explicação, a referência fica deslocada.
(3) Ainda no D2, notei que este argumento não foi suficientemente desdobrado: "uma vez que o conhecimento a respeito dos fenômenos e dos mecanismos sustentáveis não são, respectivamente, difundidos e viáveis a todos os indivíduos em razão da exclusão da pobreza como um aspecto restritivo da informação necessária para alcançá-lo". O que te levou a concluir isso?

Fale comigo anonimamente: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIp ... A/viewform
1
#90907
@Felipe082, Obrigadaaa pela correção :D Pior que eu senti que tinha lacunas argumentativas no meu texto, mas como o conceito de ''desigualdade ambiental'' foi novo para mim também, não consegui elaborar direitinho minhas ideias (mesmo fazendo o brainstorm antes de escrever). Talvez devesse ter usado um repertório mais conectado com educação no D2 né? ficaria melhor...
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
202 Exibições
por RomualdoLima
0 Respostas 
82 Exibições
por Rafaela2003
3 Respostas 
229 Exibições
por maiconpgtu
1 Respostas 
111 Exibições
por valdenice
0 Respostas 
233 Exibições
por Beacremm
0 Respostas 
327 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
72 Exibições
por pedroot
2 Respostas 
259 Exibições
por jheromagnoli
0 Respostas 
364 Exibições
por LariOli07
3 Respostas 
174 Exibições
por Gianarthur

Os desafios para a atenuação dos efe[…]

1 bez

bom dia, R. li seu texto e minhas observaç[…]

Decretados pela ONU, em 1948, os direitos humanos […]

3 vez

R1000 , Claro, mais tarde eu faço a corre&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM