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#90870
O filme “Um sonho de liberdade'' retrata os horrores, os maus-tratos e a falta de humanidade presentes na rotina carcerária vivenciada por seus personagens. Na trama, nos é apresentado um bibliotecário que, após 50 anos na prisão, teve concedida sua liberdade condicional, porém, diante das dificuldades de adaptação à vida em sociedade fora da cadeia, o homem comete suicídio. Fora da ficção, analogamente, nota-se que a problemática apresentada ainda percorre a hodiernidade: os desafios para a justiça no sistema prisional brasileiro. Assim, faz-se necessário analisar os alicerces que sustentam esse imbróglio, a citar, o descaso governamental e populacional, no sentido de desbancar tais bases prejudiciais.

A priori, é fulcral destacar a deficiente relevância governamental diante da problemática como fator primordial. Sob essa lógica, Thomas Hobbes, filósofo inglês, defendia que é dever do estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. A máxima do intelectual, todavia, destoa da realidade, prova disso é a escassez de políticas voltadas para a garantia de dignidade dos detentos. Isso é perceptível, seja pela ausência de investimento do Governo focado na manutenção e construção de presídios, tendo em vista a superlotação das cadeias brasileiras, seja pela indiferença quanto à segurança dos detentos, que acabam morrendo em meio às brigas entre facções. Assim, devido à ineficiência estatal em cumprir seu dever de garantir direitos humanos aos seus cidadãos, a problemática prevalece, ferindo os princípios pontuados por Hobbes.

Outrossim, é igualmente preciso pontuar a precária notoriedade populacional diante do descaso no que se refere ao sistema carcerário brasileiro. De acordo com a filosofia contratualista, o Pacto Social é definido pela colaboração entre governantes e cidadãos no que tange à estabilidade da ordem social. Partindo desse pressuposto, é incontestável que a inexistente movimentação da sociedade para reclamar um tratamento mais digno dentro das prisões vai de encontro com a perspectiva contratualista, haja vista que colabora com a banalização da vida dos detentos. Portanto, é notória a relevância da atuação dos cidadãos brasileiros no âmbito da movimentação social contra a ineficácia dos governantes no país.

Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para a garantia de um tratamento digno aos detentos, de maneira a não ferir seus direitos humanos. Para isso, faz-se necessário que o Estado - haja vista sua função principal de visar o bem-estar coletivo -, por meio da destinação de verbas, invista na criação de presídios, a fim de evitar a superlotação, além da inserção de um maior número de guardas dentro das prisões, para evitar brigas entre facções e, consequentemente, a morte dos presos. Ademais, atividades pedagógicas e esportivas, intermediadas por ONGs, poderão oferecer aos detentos uma oportunidade maior de reabilitação, assim que reinseridos na sociedade. Espera-se, com essas medidas, que o tratamento desumano presente nas cadeias permaneça em filmes, com “Um sonho de liberdade’’, e não em nossa realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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#91003
não vou corrigir sua redação porque minha nota seria apenas mais um 1000! meus parabéns, seu repertório sociocultural mostra ser bem forte, você sabe fazer uma boa proposta de intervenção e articular bem seus argumentos. Entretanto, notei que no primeiro paragráfo você utilizou o "nos é apresentado..." que se encaixa em uma marca de primeira pessoa, o que é inadequado para um texto como o pedido pelo ENEM. No mais, continue assim, você vai longe!
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