Com primazia, vale pontuar que a carência de empatia corrobora a problemática. Nesse sentido, cabe citar o conceito de "atitude Blasé" - formulado por Simmel, sociólogo alemão -, que diz respeito à habituação dos homens com situações preocupantes devido às suas rotinas árduas, as quais não os deixam pensar no próximo. Assim sendo, é válido afirmar que grande parte das pessoas sadias não se preocupam em ajudar àqueles que precisam de um transplante de medula óssea, haja vista a falta de tempo para refletir sobre isso. Com efeito, os cidadãos que carecem desse tecido permanecem sofrendo com, por exemplo, infecções decorrentes da baixa imunidade, dificuldade de cicatrização de feridas e fadiga, já que eles não produzem células sanguíneas o suficiente para combater esses males. Desse modo, esforços governamentais visando a transformação de indivíduos com comportamento "blasé" em seres empáticos são fulcrais.
Todavia, o que se nota é uma escassez de campanhas midiáticas com tal fito. A esse respeito, o filósofo Habermas defendeu que a comunicação é uma ferramenta necessária para qualquer transformação social, o que, logicamente, não é diferente para a temática. Não obstante, os canais de imprensa não focam nela como deveriam. Nessa discussão, observa-se que, quando tal assunto é abordado, apenas são compartilhadas informações sobre o processo de doação e sua importância, ou seja, não é procurado causar uma comoção social, ao, por exemplo, mostrar relatos de concessores e receptores com ênfase no término do sofrimento destes. Em virtude disso, a falta de compaixão das pessoas sãs para com aqueles que têm, por exemplo, leucemia e aplasia perpetua.
Portanto, com o intuito de aumentar a quantidade de doadores de medula óssea na nação, urge que o Ministério da Saúde estimule as cessões desse tecido, mediante campanhas midiáticas nos canais televisivos de grande audiência - Globo, SBT e Record - e nas redes sociais. Vale ressaltar que tais campanhas devem ter cunho apelativo e contar com depoimentos de doadores e receptores. Com isso, Grey's Anatomy, nesse quesito, não mais será comparada ao Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.