• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#90496
Durante a série estadunidense "Greys Anatomy", é salientada a dicrepância entre a quantidade de doações de orgãos, além de células de medula óssea e a demanda - a qual é maior. Embora seja ficcional, a obra não distoa da realidade, posto que, no Brasil, a queda do número de cessões destas não acompanhou a quantidade de sujeitos que necessitam delas. Nesse contexto, faz-se imperioso analisar os alicerces desse revés, a saber, a indiferença social no que tange ao sofrimento alheio e a falta de campanhas apelativas que estimulem o referido ato benéfico.

Com primazia, vale pontuar que a carência de empatia corrobora a problemática. Nesse sentido, cabe citar o conceito de "atitude Blasé" - formulado por Simmel, sociólogo alemão -, que diz respeito à habituação dos homens com situações preocupantes devido às suas rotinas árduas, as quais não os deixam pensar no próximo. Assim sendo, é válido afirmar que grande parte das pessoas sadias não se preocupam em ajudar àqueles que precisam de um transplante de medula óssea, haja vista a falta de tempo para refletir sobre isso. Com efeito, os cidadãos que carecem desse tecido permanecem sofrendo com, por exemplo, infecções decorrentes da baixa imunidade, dificuldade de cicatrização de feridas e fadiga, já que eles não produzem células sanguíneas o suficiente para combater esses males. Desse modo, esforços governamentais visando a transformação de indivíduos com comportamento "blasé" em seres empáticos são fulcrais.

Todavia, o que se nota é uma escassez de campanhas midiáticas com tal fito. A esse respeito, o filósofo Habermas defendeu que a comunicação é uma ferramenta necessária para qualquer transformação social, o que, logicamente, não é diferente para a temática. Não obstante, os canais de imprensa não focam nela como deveriam. Nessa discussão,  observa-se que, quando tal assunto é abordado, apenas são compartilhadas informações sobre o processo de doação e sua importância, ou seja, não é procurado causar uma comoção social, ao, por exemplo, mostrar relatos de concessores e receptores com ênfase no término do sofrimento destes. Em virtude disso, a falta de compaixão das pessoas sãs para com aqueles que têm, por exemplo, leucemia e aplasia perpetua.

Portanto, com o intuito de aumentar a quantidade de doadores de medula óssea na nação, urge que o Ministério da Saúde estimule as cessões desse tecido, mediante campanhas midiáticas nos canais televisivos de grande audiência - Globo, SBT e Record - e nas redes sociais. Vale ressaltar que tais campanhas devem ter cunho apelativo e contar com depoimentos de doadores e receptores. Com isso, Grey's Anatomy, nesse quesito, não mais será comparada ao Brasil.

Estudar é como cavar um túnel com uma colher de chá; é preciso paciência e persistência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

8
#91162
Adorei como sua redação é clara e direto ao ponto!
O único ponto que eu posso ressaltar é:
"Embora seja ficcional, a obra não distoa da realidade, posto que, no Brasil, a queda do número de cessões destas não ..."
Nesse período a retomada -destas- para -medulas ósseas- não ficou clara, até porque você tinha citado as medulas ósseas junto com a doação de órgãos.
Foi só isso mesmo, de resto amei tudo

Poderia dar uma olhadinha na minha redação? Vou te marcar por lá
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
10 Respostas 
631 Exibições
por LeighTeabing
12 Respostas 
719 Exibições
por maiconpgtu
1 Respostas 
217 Exibições
por theuslima
0 Respostas 
142 Exibições
por theuslima
0 Respostas 
142 Exibições
por RodrigoMSB
0 Respostas 
152 Exibições
por dds
3 Respostas 
318 Exibições
por thayolivb
6 Respostas 
497 Exibições
por Amanda455
0 Respostas 
137 Exibições
por ClaraLimaR
0 Respostas 
279 Exibições
por walace
1 bez

bom dia, R. li seu texto e minhas observaç[…]

Decretados pela ONU, em 1948, os direitos humanos […]

3 vez

R1000 , Claro, mais tarde eu faço a corre&[…]

Ola, tudo bem? Vou te dá uma breve corre&c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM