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#90398
Manter-se atualizado das últimas notícias e tendências do mercado tornou-se algo acessível e imediato a partir da popularização dos aparelhos celulares e crescimento das mídias sociais. Com isso, surge uma nova modalidade de trabalho, o "digital influencer". Embora a profissão não exija alguma licença para ser exercida, é imprescindível que se discuta sobre as responsabilidades sociais com que esse indivíduo deve arcar; sobretudo, no que se refere à liberação de ideias e valores aos jovens brasileiros.

Em um Top 10 de países que mais usam redes sociais, divulgado pela plataforma Cupon Válido, o Brasil ocupa o terceiro lugar na classificação. O "software" também exibiu que brasileiros entre 16 e 24 anos são os usuários mais fieis. Desse dado, infere-se que os jovens são o grupo que mais investe tempo no consumo de conteúdo virtual. A preocupação, nesse caso, está no questionamento sobre o que é produzido, de que maneira é repassado e o quanto esse material é positivamente relevante para a formação moral, social e intelectual de seus respectivos consumidores.

Na mesma linha, o filósofo e sociólogo Karl Marx trata sobre "consumismo e alienação". Genericamente, os conceitos citados consistem em uma crescente necessidade irreal e inconsciente de se obter cada vez mais daquilo que se é propagado em larga escala. Tal condição afeta diretamente o indivíduo em sua capacidade cognitiva e condicionamento comportamental; uma vez que, suas ideias e conexões mentais estarão fortemente atreladas ao que ele absorve daquilo que lhe é apresentado pelos influenciadores digitais na "internet".

Tendo percebido a problemática previamente exposta, é importante considerar algumas medidas a serem tomadas. Exemplificando, para a conscientização dos criadores de conteúdo virtual, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, deve lançar campanhas institucionais, apresentando os benefícios do pensamento livre e crítico quando exercido a favor de uma tomada de decisão social importante, como o voto. Outrossim, o Conselho de Comunicação Social (CCS), junto ao Ministério das Comunicações, pode exigir e fiscalizar a moderação de materiais produzidos e publicados por influenciadores digitais, a fim de amenizar os impactos sociais na comunidade jovem, por intermédio de filtros de assuntos e classificação indicativa, visando contribuir para uma melhor formação do jovem no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

0
#90571
Análise Curta da Redação – Influenciadores Digitais

C1 – 200: Parabéns!
C2 – 200: Parabéns!
C3 – 120: Existem falhas na argumentação e no projeto de texto. Primeiro, o seu D1 sequer menciona os influenciadores digitais, e sim um conceito mais amplo: o conteúdo virtual. Segundo, todos os seus argumentos se referem, apenas, a um núcleo: o desenvolvimento acrítico da população. Nesse sentido, na minha opinião, seria melhor se você diversificasse os argumentos. Terceiro, no decorrer do seu texto, você pouco explicou o que é, de fato, um “digital influencer”. Ao explicar isso, você consegue ter, do leitor, uma maior compreensão do seu texto.
C4 – 200: Parabéns!
C5 – 200: Parabéns!

Nota final: 920. Excelente nota! :mrgreen:

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
2
#90578
Oi, @Jeffmelo99! Estou de acordo com a análise do João, mas, como a minha correção já está pronta, vou postá-la também. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

Manter-se atualizado das últimas notícias e tendências do mercado tornou-se algo acessível e imediato a partir da popularização dos aparelhos celulares e crescimento e do crescimento (1) das mídias sociais. Com isso (2), surge surgiu (3) uma nova modalidade de trabalho, o "digital influencer" (4). Embora (5) a profissão não exija alguma licença para ser exercida, é imprescindível que se discuta sobre as responsabilidades sociais com que esse indivíduo deve arcar; sobretudo arcar, sobretudo (6), no que se refere à liberação (7) de ideias e valores aos jovens brasileiros.

(1) [C1] Desvio de gramática: falta de paralelismo sintático.
(2) [C4] Uso adequado de operador argumentativo. Parabéns!
(3) [C1] Mantenha o tempo verbal.
(4) [C3] De preferência, defina "digital influencer". Não parta do pressuposto de que o leitor possui os mesmos conhecimentos que você.
(5) [C4] Uso adequado de operador argumentativo. Parabéns!
(6) [C1] Falha na estrutura sintática: fragmentação do período.
(7) [C1] Reveja a escolha lexical.

Em um Top 10 uma classificação (1) de países que mais usam redes sociais, divulgado pela plataforma Cupon Válido (2), o Brasil ocupa o terceiro lugar na classificação lugar. O "software" também exibiu que brasileiros entre 16 e 24 anos são os usuários mais fieis (3). Desse dado, infere-se que os jovens são o grupo que mais investe tempo no consumo de conteúdo virtual (4). A preocupação, nesse caso, está no questionamento sobre o que é produzido, de que maneira é repassado e o quanto esse material é positivamente relevante para a formação moral, social e intelectual de seus respectivos consumidores. (5)

(1) [C1] Evite termos poucos adequados à linguagem formal.
(2) [C2] É possível contestar a credibilidade dessa plataforma. Isso compromete a legitimidade do repertório.
(3) [C1] Desvio de convenções de escrita: falta de acentuação. Palavras oxítonas terminadas em “éi”, “éu” ou “ói” devem ser acentuadas.
(4) [C3] Observe que, até esse ponto, você apenas expôs e explicou informações sem defender um ponto de vista. Na frase seguinte, há um pouco mais de argumentatividade, mas, ainda assim, não há um posicionamento explícito. Em vez de afirmar que se pode questionar o que é produzido, adote um posicionamento acerca disso. Os parágrafos de desenvolvimento devem ser destinados, sobretudo, à argumentação, o que não ocorreu.
(5) [C3] Não se discutiu a questão dos influenciadores digitais nesse parágrafo. Atente-se às palavras-chave do tema.

Na mesma linha (1), o filósofo e sociólogo Karl Marx trata sobre "consumismo e alienação" "consumismo" e "alienação" (2). Genericamente, os conceitos citados consistem em uma crescente necessidade irreal e inconsciente de se obter cada vez mais (3) daquilo aquilo (4) que se é propagado em larga escala. Tal condição afeta diretamente o indivíduo em sua capacidade cognitiva e condicionamento comportamental; uma vez que, (5) (6) comportamental, uma vez que (7) suas ideias e conexões mentais estarão fortemente atreladas ao que ele absorve daquilo que lhe é apresentado pelos influenciadores digitais na "internet" internet (8) (9). (10)

(1) [C4] Reveja a escolha do operador argumentativo. A que linha você se refere?
(2) [C3] O conceito de "consumismo" é diferente do de "alienação". É necessário, portanto, que essa diferença seja esclarecida.
(3) [C1] Desvio de gramática: regência verbal. O verbo "obter" é transitivo direto e, por isso, não aceita preposição "de".
(4) [C4] Uso adequado de operador argumentativo. Parabéns!
(5) [C1] Falha na estrutura sintática: fragmentação do período.
(6) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula. A expressão "uma vez que" não deve ser sucedida por vírgula.
(7) [C4] Uso adequado de operador argumentativo. Parabéns!
(8) [C1] A palavra "internet" já foi dicionarizada e, por isso, não precisa ser escrita entre aspas.
(9) [C3] Desdobre essa ideia.
(10) [C3] Não se discutiu a questão dos jovens nesse parágrafo. Atente-se às palavras-chave do tema.

Tendo percebido a problemática previamente exposta (1), é importante considerar algumas medidas a serem tomadas. Exemplificando, para a conscientização dos criadores de conteúdo virtual, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, deve lançar campanhas institucionais, apresentando os benefícios do pensamento livre e crítico quando exercido a favor de uma tomada de decisão social importante, como o voto (2). Outrossim (3), o Conselho de Comunicação Social (CCS), junto ao Ministério das Comunicações, pode deve exigir e fiscalizar a moderação de materiais produzidos e publicados por influenciadores digitais, a fim de amenizar os impactos sociais na comunidade jovem, por intermédio de filtros de assuntos e classificação indicativa, visando contribuir para uma melhor formação do jovem dos jovens no Brasil (4). (5)

(1) [C4] Uso adequado de operador argumentativo. Parabéns!
(2) [C5/C3] Não encontrei o detalhamento dessa proposta. Além disso, tome cuidado para não introduzir, no parágrafo de conclusão, uma ideia totalmente nova. O voto, por exemplo, não havia sido sequer mencionado anteriormente.
(3) [C4] Uso adequado de operador argumentativo. Parabéns!
(4) [C5] Proposta completa. Parabéns! No entanto, procure deixar o detalhamento mais evidente.
(5) [C3] De preferência, retome um repertório aqui. Essa retomada contribui para que o projeto de texto seja considerado estratégico.

NOTAS

C1 - 160. Há poucas incorreções: quatro desvios e duas falhas na estrutura sintática.
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 120. Há algumas falhas no projeto de texto e no desenvolvimento das ideias.
C4 - 200. Parabéns!
C5 - 200. Parabéns!

Total - 880

Muito boa nota! Conte comigo para ira ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

Já pensou em doar para o projeto? Se puder, clique aqui: donation/index.html

Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

Fale comigo anonimamente: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIp ... A/viewform
1
#90658
Jeffmelo99 escreveu:@JoaoPedro72, caraca!!!! Por isso é importante um olhar imparcial. Eu não tinha me dado conta disso que vc apontou. Pra mim estava tudo fazendo bastante sentido kakakaka eu mesmo já tinha dado mil aí. Rsrsrs Muito útil sua observação. muito obrigado!!!!!!
Imagina! :D

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
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