É imprescindível salientar, mormente, como a indolência acadêmica potencializa o infortúnio. Diante disso, segundo o educador Paulo Freire, o método de ensino pouco encoraja a reflexão crítica. Por esse motivo, substancial parcela das escolas, à medida que segue tal metodologia, não busca elucidar a criticidade dos discentes quanto à importância do respeito e da empatia, o que banaliza atos preconceituosos contra os enfermos mentais, como a agressão física e verbal. Desse modo, para atenuar essa vicissitude, é essencial que a mudança de comportamento pedagógica seja efetivada.
É fundamental acentuar, além disso, como a apatia parental tonifica o contratempo. Acerca disso, o sociólogo Zygmunt Bauman conceitua como “Instituição Zumbi” as corporações que mantêm sua forma, porém perdem sua função social. Seguindo a lógica de Bauman, infere-se que a família não instrui os menores no que diz respeito à essencialidade da gentileza e do convívio com as diferenças, o que perpetua tristes estigmas, a exemplo dos sofridos pelos doentes mentais. Por fim, para que o imbróglio seja mitigado, a parentela deve ter sua atitude repensada.
É indispensável superar, portanto, a gênese da problemática. Para tanto, o Ministério da Educação, órgão responsável por reger as diretrizes educacionais no Brasil, deve, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, introduzir uma disciplina com bases na prática de deferência e de empatia com a finalidade de amenizar o estigma associado às doenças mentais no país. Ademais, cabe à família lecionar a população infantojuvenil no que concerne à necessidade da adversidade ser amortecida. Feito isso, o cenário visto em “Coringa” ficará restrito à ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.