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#85117
Na novela "Cheias de Charme", as protagonistas Maria da Penha, Maria Aparecida e Maria do Rosário são constantemente desrespeitadas por seus patrões, por serem empregadas domésticas. Tal representação não dista da realidade brasileira, pois no que tange à valorização do empregado doméstico no país, essa é dificultada, sobretudo pela formação familiar e por questões históricas.

Diante desse cenário, a formação familiar é uma causa latente do problema. Nesse contexto, o sociólogo Talcott Parsons acredita que a produção de personalidades humanas é feita pela família. Sob essa lógica, é notória a influência que os pais podem ter sobre seus filhos, de modo que a maneira que eles tratam os trabalhadores domésticos, seja ela de modo positivo ou negativo, possivelmente será repassada aos seus descendentes.

Outrossim, as questões históricas são agravantes que impedem a resolução do imbróglio exposto. Nesse sentido, a herança de "inferioridade feminina" oriunda dos séculos passados, permeou o ambiente de trabalho doméstico, de maneira que passou-se a desvalorizar o trabalho e desfavorecer os trabalhadores - compostos principalmente por mulheres. Assim, essa conjuntura é inconcebível, uma vez que os empregados domésticos são essenciais para a manutenção da vida da sociedade em geral.

Portanto, em razão da formação familiar das questões históricas, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, o Ministério da Cidadania deve, por meio de maior arrecadação de impostos, estabelecer a regulamentação de mais direitos aos trabalhadores domésticos, para que eles sejam plenamente valorizados. Além disso, essas ações podem ser complementadas com a distribuição de panfletos, com o intuito de expressar a importância desses trabalhadores e impedir sua subestimação, como em "Cheias de Charme".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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#85120
Olá!

Li sua redação e ela ficou, substancialmente, excelente em vários aspectos, porém, erros quanto à qualidade argumentativa foram, no meu olhar, observados. Entre eles, temos:

Argumentação sem defesa de um ponto de vista no D1: Afinal, a formação familiar é, nesse caso, algo bom ou ruim? Nesse caso, você ficou “em cima do muro”, pois não houve a defesa do seu ponto de vista. Uma dica: caso você falar, em um próximo texto, que a formação familiar é uma causa do problema, lembre-se de sempre ir CONTRA aos ideais da parentela, de forma a superar essa causa na proposta de intervenção.

Argumentação superficial e expositiva no D2: No seu D2, o repertório falou mais que você, e isso torna sua argumentação superficial e expositiva. Tente, então, apenas usar o repertório como um embasamento para a defesa do seu ponto de vista: não tenha medo de falar muito, não fique em períodos curtos, sempre tente convencer ao máximo o leitor que você está certa.

Proposta de intervenção inadequada: Numa redação padrão, a proposta de intervenção deve sempre retomar os argumentos discorridos no texto, de forma que a proposta tenha intrínseca relação à argumentação. No entanto, isso não foi apresentado na sua Conclusão, pois você não resolveu nem a formação familiar, nem as questões históricas, o que resulta numa falha no projeto de texto.


Portanto, tente melhorar esses aspectos, pois, com isso, você irá melhorar muito. Um abraço!

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