Avatar do usuário
Por Daniele778
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84989
No quadro social da atualidade, observa-se a importância de debates no que se refere aos danos causados pela distribuição desigual de terras no Brasil. Dentre os vários aspectos que enfatizam esse problema está a ineficácia de políticas públicas referentes ao âmbito agrário. Além disso, a falta de recursos modernizadores e comerciais dificultam a implementação de uma reforma agrária.

No contexto mencionado, vale destacar a existência de um órgão estatal descuidado quanto à distribuição das terras no Brasil, a julgar pela desigualdade nesse processo que desencadeia consequências para a sustentabilidade e o combate à pobreza.

A concentração de terras nas mãos de poucos ocorre desde a antiguidade, na Roma Antiga, por exemplo, eram os patrícios que formavam a elite social e política romana, estes eram os grandes proprietários de terras, já os plebeus constituiam uma camada inferior aos patrícios. De tempos passados, até os dias de hoje, o acúmulo desigual de propriedades sempre gerou sérios problemas sociais.

Pela observação do cenário analisado, conclui-se que é improrrogável manifestos estatais. O governo federal, através do INCRA, deve redefinir políticas públicas voltadas à distribuição de terras. Essa ação pode ser realizada atentando-se a facilitar o programa de reforma agrária, fornecendo portanto, recursos modernizadores e comerciais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85030
Olá, @Daniele778! Irei corrigir sua redação, porém, saiba que eu nao sou profissional, portanto, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo :mrgreen:


1?No quadro social da atualidade, observa-se a importância de debates no que se refere aos danos causados pela distribuição desigual de terras no Brasil. Dentre os vários aspectos que enfatizam esse problema está a ineficácia de políticas públicas referentes ao âmbito agrário. Além disso, a falta de recursos modernizadores e comerciais dificultam a implementação de uma reforma agrária.2

1? - Falta de um repertório sociocultural. É muito importante que você iniciasse escrevendo com referência em algum livro, filme, série e qualquer coisa do tipo. Isso pegaria você na 2 competência.

2 - Ok, você apresentou o tema corretamente, usou um Conectivo quando iniciou outro raciocínio e apresentou duas teses. Minha dica é que você não separe as 2 teses por pontos. Coloque as duas em uma única linha - de preferência, a última -.

Resumo do parágrafo: Excluindo alguns deslizes, foi um bom parágrafo.




No contexto mencionado, vale destacar a existência de um órgão estatal descuidado quanto à distribuição das terras no Brasil, a julgar pela desigualdade nesse processo que desencadeia consequências para a sustentabilidade e o combate à pobreza.1 ?

1 - Parágrafo superficial Como assim? Você apenas diz sua opinião, onde nesse ínterim, fica explícito e expositivo, ou seja, pouca aprofunda suas capacidade nas competências.

? - Não utilizou um repertório sociocultural

Resumo do parágrafo: Superficial, pouco explorou as problemáticas a serem debatidas e, por consequência, o leitor não enxerga seu ponto de vista de uma forma clara e coerente.



A concentração de terras nas mãos de poucos ocorre desde a antiguidade,1 2na Roma Antiga, por exemplo, eram os patrícios que formavam a elite social e política romana, estes eram os grandes proprietários de terras, já os plebeus constituiam uma camada inferior aos patrícios. De tempos passados, até os dias de hoje, o acúmulo desigual de propriedades sempre gerou sérios problemas sociais.3

1 - Use ponto final

2 - Use um conectivo de exemplificação como : Exemplificativamente, Paralelamente, Nessa linha de raciocínio...

3 - Mesmo problema do parágrafo acima, pouco explora os problemas da atualidade, aqui você encontra, na sua linha de raciocínio, algo como senso comum.

Resumo do parágrafo: Bom, você usou um repertório sociocultural, porém, há erros na construção deste desenvolvimento, o que me impede de maximizar a nota.
Até agora, tirando as vírgulas, você não apresenta erros gramaticais :mrgreen:



Pela observação do cenário analisado, conclui-se que é improrrogável manifestos estatais. O governo federal, através do INCRA, deve redefinir políticas públicas voltadas à distribuição de terras. Essa ação pode ser realizada atentando-se a facilitar o programa de reforma agrária, fornecendo portanto, recursos modernizadores e comerciais.

Agente - V

Ação - V

Meio/Modo - V

Efeito/Para que - X

Detalhamento- V

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85072
Parabéns pela redação, o Higor já ressaltou os pontos a serem melhorados , qualquer coisa é só me marcar!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
51 Exibições
por Phxis
0 Respostas 
52 Exibições
por Oiee
0 Respostas 
36 Exibições
por Viniciusufpe
0 Respostas 
37 Exibições
por joaovictor16
Desigual oferta de atendimento médico no país
por lais458    - In: Outros temas
5 Respostas 
318 Exibições
por lidia10
2 Respostas 
254 Exibições
por diana674
1 Respostas 
176 Exibições
por Carolcamizao
1 Respostas 
91 Exibições
por nauaC
1 Respostas 
288 Exibições
por Clara30
6 Respostas 
300 Exibições
por Samara102006

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

DaviCarlin Sabina EvertonInd paulananda […]

Na obra "vidas secas" do autor b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM