Nessa perspectiva, é correto afirmar que o aparato de segurança surge no contexto imperioso para defender à corte e à elite brasileira do povo pobre e escravo, utilizando da brutalidade como arma. À vista disso, estruturasse na sociedade um sistema racista.
Consequentemente, vivemos em um ambiente social inseguro causado pela doutrina militar violenta. Como relata uma notícia do G1, o Brasil obteve mais de 6 mil de pessoas mortas por operação policial em 2020.
Ademais, coloca-se em contexto a alegação do sociólogo alemão Max Weber, onde ele afirma que, "o estado é considerado como a única fonte do direito que utiliza a violência através da legalidade".
Portanto, a maneira que os indivíduos são tratados perante à PM fere os direitos humanos e, por isso, urge medidas para reverter a situação. Por isso, compete ao poder legislativo a criação de uma lei onde inclua os castrenses na constituição civil. Segundo o poeta Friedrich Schiller, "a violência é terrível, mesmo que a causa seja justa". Além do mais, deve ter um incentivo da esfera governamental na punição dos agentes de vigilância, quando violados. Assim, as ideais de superioridade de um grupo sobre outro não serão mais um instrumento segregado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.