Dessa forma, em primeira análise, o déficit estatal é um desafio a ser sanado nesse imbróglio. Nessa perspectiva, segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar social. Entretanto, isso é contrariado, uma vez que o governo - na maioria das vezes - negligencia o financiamento em programas de alfabetização tecnológica nas escolas, afetando a experiência da maior parte desses jovens em usar essa tecnologia crucial na inclusão digital. Assim, urge rever essa deficiência governamental.
Em paralelo, a falta de esclarecimento é um entrave no que tange a esse dilema. Nesse contexto, conforme o sociólogo Schopenhauer, os limites do campo de visão de uma pessoa determinam o seu entendimento a respeito do mundo. Contudo, isso é antagonizado, já que a mídia - geralmente - não comunica sobre como usar os meios eletrônicos de forma efetiva, corroborando para a intensificação da taxa de analfabetismo eletrônico, além de influenciar nos ataques cibernéticos à parcela cívica. Logo, é fundamental tonificar o acesso às explicações no ambiente social.
Portanto, é imprescindível atuar sobre essa conjuntura. Para isso, o Poder Público deve financiar projetos educacionais de alfabetismo digital, por meio da destinação de verbas às escolas, com a finalidade de reverter a carência governamental e garantir o amplo acesso a esse meio. Tal ação pode, ainda, contar com o apoio da mídia em divulgar dicas primordiais de como conectar-se à internet de forma protegida. Paralelamente, é preciso interferir na escassez de conhecimento. Desse modo, espera-se ter um comportamento interventivo como descreveu Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.