Mormente, é medular pontuar como o descaso governamental instiga o revés. Diante disso, a Constituição Federal, promulgada em 1988, garante o acesso à saúde de qualidade. Contudo, a efetivação desse preceito se trata de um cenário longínquo, posto que as autoridades não investem, por meio dos cofres públicos, em melhorar os serviços de água potável e as redes de esgoto, o que, por conseguinte, amplia o exíguo saneamento básico e, ao mesmo tempo, impede a prosperidade salutífera da coletividade. É paradoxal, assim, que o Estado tenha alto poder financeiro para atenuar impasses e, simultaneamente, não investe na resolução dessa vicissitude.
Além do mais, faz-se fulcral acentuar como a discrepância econômica intensifica o empecilho. A título de exemplo, o escritor Ariano Suassuna defendia que existe uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasiliana em duas vertentes: a dos privilegiados e a dos indigentes. Sob essa lógica, pode-se afirmar que a parcela que se encontra no grupo necessitado não é detentora do poder aquisitivo que permita uma digna estrutura de saneamento básico, o que, consequentemente, dificulta o avanço da higidez coletiva. É indubitável, desse modo, que tal disparidade deve terminar para o pleno acesso à saúde no país.
Pois, é indispensável frear os tonificadores da adversidade. Para tanto, o Ministério da Saúde – incumbido de assegurar a preservação do bem-estar nacional – deve, mediante o tesouro público, aperfeiçoar os serviços de água bebível e as redes de esgoto, com a finalidade de erradicar o irrisório saneamento básico e, sincronicamente, promover a salubridade do círculo social. Também, o governo federal deve criar uma Bolsa de Acessibilidade ao Saneamento Básico, visando reduzir a desigualdade e proporcionar uma saúde digna à população. Feito isso, poder-se-á ver a nação em progresso, e o bem-estar platônico irá, enfim, se concretizar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.