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#84050
Para Platão, célebre filósofo grego, o importante, antes de tudo, é viver bem, de modo a ressaltar, mesmo que indiretamente, a importância da valorização da saúde. O bem-estar mencionado pelo intelectual, no entanto, encontra dificuldades para se concretizar no Brasil, uma vez que o cenário elevado de tabagismo no país reverbera um complexo entrave na conservação da salubridade de seus cidadãos. Nesse sentido, com o intuito de superar tal problema, urge, a princípio, uma análise tanto da lacuna educacional quanto da falta de investimentos como suas causas.

Diante desse cenário, deve-se pontuar a displicência escolar sob a perspectiva de Paulo Freire. Para o pedagogo brasileiro, o sistema de ensino é bancário, isto é, pouco encoraja o pensamento indagador. Sob essa lógica, é plausível afirmar que considerável parcela das escolas, enquanto continuam a constantemente priorizar tal metodologia, não buscam elucidar a criticidade dos alunos no que tange às consequências da prática de tabagismo, como trombose e câncer, as quais podem gravemente afetar a saúde física e psicológica do indivíduo. Isso, por conseguinte, banaliza tal ato excessivamente fatal no cotidiano da esfera coletiva. Fica indubitavelmente óbvio, assim, que a escola não protagoniza seu papel em alertar os discentes acerca das mazelas sociais, como o tabagismo.

Também, vale acentuar como a carência de recursos financeiros intensifica a questão. A título de exemplo, o filósofo John Rawls defendia que um governo íntegro procura disponibilizar auxílios monetários a todos os setores para instigar a dignidade de sua coletividade. No Brasil, contudo, a concepção do pensador não é posta em prática, pois é mínimo o interesse das competências governamentais em aplicar seus cofres públicos quanto a meios que podem diminuir o tabagismo no país, como campanhas publicitárias que conscientizem a população que o cigarro, como instrumento insalubre, pode arruinar a integridade do indivíduo, mesmo que essa seja assegurada pela Constituição Federal em seu artigo 5º. Logo, é essencial que o interesse da máquina pública seja incitado a fim de que essa vicissitude seja erradicada.

Portanto, é imperioso desconstruir as bases do empecilho. Para tanto, o Ministério da Educação – órgão responsável por formar o ser social – deve, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, introduzir a discussão sobre o tabagismo nas escolas, com vistas a minimizar a prática e a elevar a saúde dos estudantes. Ademais, o governo federal deve aplicar seu erário na construção de campanhas publicitárias que demonstrem ao tecido civil que o cigarro pode completamente arruinar a dignidade do indivíduo. Espera-se, com essas medidas, absolver o Brasil desse contratempo.

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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