Diante desse cenário, cabe ressaltar a estrutura arquitetônica brasileira como fator do problema. Nesse sentido, a médica Izabel Maior diz que a deficiência é caracterizada mais pela relação entre indivíduo e sociedade do que pelo seu aspecto biológico. Seguindo a lógica da médica, a maior parte da arquitetura brasileira atual prejudica os deficientes físicos, visto que não fora projetada para atender esse público. Por conseguinte, surgem incompatibilidades dessas pessoas para com as estruturas físicas do país, dificultando sua vivência diária e qualidade de vida. Assim, novos projetos arquitetônicos que visem a inclusão social desse público devem ser elaborados e executados.
Ademais, a falta de inovação tecnológica representa outro agravante para a questão. Prova dessa carência é o fato de o Brasil ocupar, segundo o Índice Global de Inovação, apenas a quinquagésima sétima posição na lista de países que mais inovam. Em decorrência disso, faltam tecnologias que compensem deficiências físicas, as quais poderiam, ainda seguindo a visão de Maior, descaracterizar muitas destas e melhorar a vida de seus portadores. Dessarte, são necessários investimentos para estimular tais inovações.
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa problemática. Nesse viés, o Ministério da Infraestrutura deve contratar engenheiros e arquitetos para projetarem novas estruturas físicas para o Brasil, as quais devem ser compatíveis para com toda categoria de deficiência presente no país. Paralelamente, cabe ao Poder Executivo investir, por meio de editais para financiar projetos, em tecnologias para compensar as deficiências físicas. Esses investimentos devem ser de 3% do PIB (Produto Interno Bruto), com o fito de encontrar soluções tecnológicas que garantam acessibilidade para todos. Dessa forma, o Estado brasileiro se aproximará daquele que Hobbes teorizara.
Boa noite, amigos vestibulandos.
Como sempre, uma mão lava a outra. ^^
Me marquem que corrijo as redações de vocês na quinta-feira (11/11/21), ok?
@Wallace (vou corrigir sua redação na quinta, amigo)
@SrPereira
@Iurymed
@Mylike
@aparecida123
@mariamigon
@Anne24
Se já me marcaram para alguma hoje, me marquem de novo, ok?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.