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Por anasilva1
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#79770
No curta-metragem norte-americano “Save Ralph”, um coelho homônimo descreve sua vivência diária, marcada por cruéis experimentos com protótipos de cosméticos. Analogamente, o uso de animais em testes laboratoriais no país promove a trágica violação dos direitos dessa população, enquanto a busca pelo lucro mercantil e o individualismo da sociedade civil favorecem sua perpetuação.


Nessa conjuntura, é válido apontar, como fator determinante, o interesse mercantil, em detrimento das individualidades do ser vivo. De acordo com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, a lógica de mercado coloniza a sociedade, fazendo com que ela perca seus valores. Tal premissa concretiza-se nas práticas laboratoriais adotadas por grandes instituições em animais indefesos, visando a melhoria na qualidade dos produtos. Consequentemente, com a diversificação de públicos-alvo, a exigência por novos cosméticos intensifica, resultando em novos experimentos. Assim, a lógica capitalista favorece a agressão desses seres, enquanto os reduz à condição de objeto descartável.


Outrossim, o comportamento egoísta da sociedade civil contribui com a permanência da exposição de seres vivos aos maus-tratos ocorridos nos laboratórios. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 36% da população brasileira concorda com o uso de animais como cobaias. Desse modo, faz-se claro a falta de empatia do tecido social para com as necessidades psicobiológicas dos bichos, que são constantemente submetidos a deformações físicas e alterações metabólicas em testes que pouco oferecem uma recuperação futura para sua espécie. Logo, é necessário desconstruir o cenário nocente que ameaça a vida desses indivíduos.


Infere-se, portanto, que a prática de testes laboratoriais com animais é antiética e nociva. Cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, responsável pela regulamentação de estudos clínicos brasileiros, a proibição de testes com cobaias vivas em território nacional, por meio da obrigatoriedade do uso de tecidos e ecossistemas artificiais nos experimentos, a fim de mitigar o sofrimento causado por essas práticas nesses indivíduos. Somente assim, os maus-tratos vividos pelo personagem Ralph permanecerão apenas na ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Jotaveh
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#79957
Único desvio que vi foi no seu D2, nele você não fala das consequências negativas, como você fez no D1, assim eu "não sei" por que isso representa um problema.
De resto, ótima redação!
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