Diante disso, cabe perceber que o conhecimento acerca dos malefícios do uso exacerbado em questão é fundamental. A esse respeito, Djamila Ribeiro - filósofa brasileira - afirma que a informação é o principal meio de combate a mazelas sociais. Nessa discussão, tal retórica é um fato, uma vez que, ao não terem noção da prejudicialidade da utilização sem controle da rede tecnológica, os jovens continuam dedicando um tempo substancial ao mundo virtual, viciando-se e abandonando vivências, de fato, reais. Dessa forma, esses juvenis, por não serem, ativamente, instruídos, sobretudo pela escola, permanecem acreditando que esse discurso é um grande mito, deixando de, por exemplo, criar relacionamentos sociais e de se exercitar para estar na frente de múltiplas telas, o que, claramente, é uma complicação. Então, para resolver esse empecilho e possibilitar o uso moderado da internet, é preciso informar, assim como pensa Djamila.
De outra parte, além do acesso à informação, os jovens necessitam de controle familiar, preferencialmente, prematuro. Uma referência dessa afirmação é a situação de Arisu - personagem da série japonesa "Alice in borderland" -, que é viciado em jogos na internet e, em decorrência disso, deixa de estudar. Em uma análise externa à ficção, assim como ele, muitos juvenis não têm (e não tiveram) limites impostos pelos pais em relação a tal uso, sendo, aliás, muitas vezes, influenciados, quando menores, a ter esse tipo de rotina prejudicial, assistindo a horas de vídeos infantis enquanto os responsáveis trabalhavam, por exemplo. Assim, sem limitações, os pequenos não criam hábitos sadios para esse tipo de conectividade, o que favorece dia a dias não saudáveis física e mentalmente, bem como improdutivos a respeito dos estudos. Por isso, a diminuição do problema deve iniciar com o suporte dos genitores.
Logo, é essencial que o uso consciente da internet seja estimulado. Para isso, o Ministério da Educação, por meio da destinação de verbas, deve criar o projeto "E se a vida fosse um BBB?", mostrando aos jovens (e aos seus pais) que a rede de conexão virtual, quando usada de forma exacerbada, não é saudável e que a vida não se baseia, apenas, nisso - fazendo uso da pergunta retórica que nomeou o projeto para iniciar um debate, já que o BBB é famoso entre esse público e ilustra, na prática, tal discussão. Isso seria feito a partir da realização de palestras - abertas aos responsáveis - nas escolas, com o objetivo de informar aos estudantes os males do vício tecnológico e de fomentar maior fiscalização parental. Em efeito, participar do "reality show" não mais será uma dificuldade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.