Sob esse viés, é crucial pontuar que a ausência de políticas públicas favorece ao quadro desafiador de preservar e valorizar os museus do Brasil. De acordo com o jornal “O tempo”, o Instituto Brasileiro de Museus, entidade responsável por 30 unidades espalhadas pelo país, teve diminuição de 13 milhões nos valores destinados a preservação cultural. Partindo desse pressuposto, nota-se que, infelizmente, o governo põe em segundo plano conservar o legado histórico da nação brasileira, sem evidenciar sua importância. Em vista disso, o filósofo chinês Confúcio afirma que se queres prever o futuro, estudas o passado. Tal pensamento se aplica perfeitamente a problemática ao indicar que aprender sobre a história do país, leva a entender o futuro e consequentemente melhora-lo. Logo, percebe-se descaso por parte dos poderes governamentais.
Ademais, destaca-se que a indiferença da população é uma das razões pelos quais o problema persiste. Segundo o filósofo alemão Schopenhauer, os limites do campo de visão de um indivíduo determinam o seu entendimento. Análogo a isso, a falta de interesse em saber e não se preocupar com o patrimônio cultural da pátria em que vive, limitam seu entendimento de como está inserido determinado assunto na sociedade, levando em conta as adversidades para valorização e preservação dos museus, visto que as pessoas visitam as unidades uma vez ao ano, sem questionar se está sendo garantido os devidos cuidados. Além do mais, o corpo social não tem o real conhecimento da relevância de entender as memórias que existem nos museus. Desse modo, faz se oportuno reverter esse cenário.
Portanto, é imprescindível providências imediatas para encontrar caminhos para preservar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro. Destarte, o Governo Federal, órgão responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do IBRAM, por meio de verbas governamentais destinadas às pastas, deve contratar seguranças experientes e qualificados para cuidar das obras em exposição. Essa ação será realizada para conservar a memória cultural do Brasil. Dessa maneira, casos como o do Museu nacional não acontecerão, assim será mantida a história do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.