Sob esse contexto, é importante salientar o baixo investimento em políticas de bem-estar social voltadas à velhice no Brasil. Isso posto, a adoção do sistema econômico Neoliberalista se relaciona com a problemática, devido aos princípios do Estado oferecer, somente, serviços básicos aos cidadãos, entretanto não necessita ser de qualidade. Nesse âmbito, em decorrência do modelo adotado, o Governo expõe idosos às grandes filas de espera para conseguir o acesso ao atendimento da saúde pública, além de disponibilizar uma aposentadoria, aos pobres, abaixo da inflação Nacional, a fim de cortar gastos. Desse modo, evidencia-se a ausência de equidade do Estado-nação.
Ademais, vale ressaltar a discriminação existente contra pessoas idosas feita pela sociedade. Nesse sentido, na adaptação em animação do conto "Peter Pan", realizada pelos estúdios Disney, é retratada a vida de um garoto que não quer envelhecer, para evitar as limitações dessa fase. Embora seja um processo biológico natural do ser humano, os indivíduos romantizam a juventude, como é demonstrado no filme, consequentemente, aqueles que não estão inseridos nesse padrão são rejeitados, essa repudia social submetem idosos à situação de violência física, psicológica e emocional, até mesmo ao abandono pelos seus familiares. Logo, nota-se a falta de empatia da coletividade.
Depreende-se, portanto, que medidas sejam tomadas para o problema descrito. Assim, urge que o Poder Legislativo faça reformas na legislação direcionada aos idosos, por meio de emendas constitucionais, com o objetivo de melhorar os serviços prestados a eles. Com essas reformas, espera-se acelerar e aumentar, respectivamente, a assistência à saúde e à aposentadoria. Destarte, cabe ao Ministério da Saúde - órgão responsável pela regulamentação do sistema de saúde dos brasileiros - criar campanhas de valorização daqueles que estão com 60 ou mais anos de idade, mediante visitas de assistentes sociais à comunidade e à propagandas informativas, com o intuito de amenizar, paulatinamente, a imagem preconceituosa associada à velhice.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.