Nesse contexto, a terceira lei de Newton, ação e reação, é refletida dentro de casa onde a interação familiar tem ligação direta com o psicológico do adolescente, tendo em vista o aumento dos índices de suicídio na sociedade brasileira segundo a OPAS. Dessa forma, é possível observar como o apoio, dos responsáveis, em questões como identidade sexual, acolhimento e boa qualidade de vida podem influenciar diretamente no emocional e psicológico, que de acordo com estatuto da criança e do adolescente é dever da família assegurar saúde, educação e dignidade a esses indivíduos. Assim, fica claro ao ver o número elevado de jovens mentalmente instáveis que os guardiões não estão realizando o seu papel.
Em segundo lugar, vale ressaltar que ao longo do período histórico, com o avanço da rede informacional e tecnológica, a pressão direcionadas ao público mais jovem tem aumentado. Nesse viés, é notório esse crescimento ao observar como o mundo exige a padronização da geração atual que por muitas vezes é imposta através da internet. Ademais, o estudo realizado pela RSPH no qual alega que as redes sociais elevam de forma nociva à baixa autoestima, ansiedade e depressão comprovam também que essas são uma das principais causas que prejudicam a mente. Além do mais, conforme a OMS informou a ausência de tratamento ocasiona no desemprego educacional, pessoal e profissional.
Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar o histórico da instabilidade mental dos jovens no Brasil. Destarte, as secretarias da Educação devem desenvolver projetos educativos, por meio de palestras e dinâmicas a fim de sensibilizar os estudantes sobre a importância do cuidado da saúde mental. Além disso, a mídia deve ter cuidado ao fazer certas propagandas por levar o espectador a acreditar em algo que não é uma realidade. Por fim, será possível que a saúde mental do jovem no século XXI seja estabilizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.