Primordialmente, é factual a imposição de padrões excludentes pela mídia. A cerca disso, o filósofo Gilles Deleuze pontuava que através do Modelo Panóptico podia-se estabelecer controle sobre os prisioneiros ali presentes. Esse modelo compreende um observatório central com vista a todas as celas, por sua vez dispostas de modo circular ao redor do centro. Assim, estando os prisioneiros sob vigia em tempo integral – tanto pelo carcereiro no centro quanto pelas demais celas – condicionar-se ia o detento a manter-se obediente. De maneira análoga, as redes sociais projetam o ideal inalcançável de corpo no centro da vida de seus usuários, estando estes condicionados a buscar esse padrão estético acima de qualquer coisa e recorrendo, para tanto, à plástica.
Dito isso, uma consequência dessa dinâmica é a anulação da identidade individual dos cidadãos nela inseridos. Dentro desse contexto, o antropólogo Erving Goffman conceitua como “Mortificação do Eu” a mutilação das vontades do indivíduo em detrimento do que impõe a sociedade. Logo, ao recorrerem a excessivas cirurgias plásticas para terem o corpo perfeito, veiculado online, indivíduos se anulam, fazendo valer a máxima de Antonio Gramsci.
Portanto, com a finalidade de atenuar o controle da mídia sobre o indivíduo, é mister a atuação do Ministério da Educação, em parceria com suas secretarias, na promoção de conscientização dos cidadãos acerca dessa dinâmica degradante, por meio de canais de comunicação como instagram e facebook.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.