Diante disso, a disfunção da máquina governamental faz-se um obstáculo para tal atenuação. A esse respeito, o contratualista John Locke afirma que o Estado deve instalar a harmonia e a equidade no corpo civilizado. Porém, essa retórica não é efetivada no Brasil, uma vez que a desigualdade de renda é uma realidade na nação e afeta milhões de jovens – principalmente – da periferia, que não têm acesso ao ensino privado, o único de bom funcionamento. Nesse contexto, os chefes estatais, quando negligenciam o investimento substancial na estrutura das escolas públicas, favorecem a analfabetização da própria população, já que os alunos não absorvem os conteúdos, não possuem conforto na sala de aula e acabam, até mesmo, abdicando dos estudos, justamente por falta de incentivo.
Ademais, o silenciamento midiático contribui para essa agonia. José Saramago, nessa perspectiva, no livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, de maneira análoga à distopia da obra, mostra que os problemas sociais não são devidamente expostos à conjuntura cívica. O cenário do abandono educacional, de fato, comprova essa análise, haja vista que, enquanto milhões de estudantes sacrificam a sua aprendizagem por falhas estruturais, a situação é pouco discutida na mídia – o que dificulta a sua minimização, já que deixa de atingir a massa popular e, desse modo, de ser combustível para movimentos de apoio. Por isso, é preciso divulgar e, por fim, entender a gravidade dos índices nacionais, como o do IBGE, o qual mostra que, pelo menos, um quarto dos casos da evasão em questão é devido ao trabalho infantil, por motivos de renda familiar insuficiente – um problema significativo. Logo, a negligência do governo e o silêncio dos veículos de informação corroboram o óbice.
Portanto, o analfabetismo precisa estar "sob holofotes", com o fito de ser atenuado. Para isso, a mídia nacional – sobretudo na internet -, aliada às Organizações Não Governamentais brasileiras dessa causa, deve criar a campanha #OAlfabetoÉDeTodos, por meio da filiação com os setores de propaganda do Twitter e do Instagram, buscando maior visibilidade nas plataformas. Esse movimento será um potente veículo de informações sobre a precariedade do ensino e, principalmente, o porta-voz para críticas e pressões direcionadas ao governo – a fim de obter, finalmente, uma atitude do tal e, claro, um desenlace eficiente da conturbação. O Criança Esperança, assim, não mais será uma das poucas - e ativas - tentativas de contorno dessa mazela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 178
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.