Antes de tudo, a gordofobia como um tema pouco abordado nas escolas, mostra-se um desafio à resolução do problema. Segundo uma pesquisa feita pela OCDE, 18,7% dos estudantes dizem sofrer bullying que envolva sua aparência frequentemente. Entretanto, é incoerente que um ambiente de aprendizado e diversidade seja berço para o preconceito e discriminação que influenciará o ódio as diferenças. Sob esse viés, é inadmissível que tal realidade se mantenha e deve ser mudada.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o descaso da mídia com a representatividade. De acordo com o escritor Allen Ginsberg, quem controla as comunicações, controla a cultura. No contexto atual, a idolatria do "corpo perfeito" em redes sociais e programas de televisão faz com que a sociedade enxergue pessoas fora desse padrão como imperfeitas e deméritas. Logo, essa invisibilidade do corpo gordo no instrumento comunicacional agrava o preconceito e precisa ser combatida.
Dessarte, a questão da gordofobia no Brasil requer uma deliberação. Isto posto, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com o Ministério das Comunicações, conscientizar a população a respeito das consequências físicas e emocionais causadas pelo preconceito às pessoas com sobrepeso - por meio de propagandas didáticas apresentadas por profissionais da saúde, como psicólogos e médicos, que serão transmitidas em canais televisivos e redes sociais, como Facebook e Instagram - a fim de atenuar a ignorância do corpo social. Dessa forma, uma força finalmente será exercida sobre o problema, como segue a Lei da Inércia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.