Nesse contexto, as disparidades socioeconômicas agem como agravantes do revés. Acerca disso, o dramaturgo Ariano Suassuna afirma que existe uma injustiça secular que divide o Brasil em dois países distintos: o dos privilegiados e o dos despossuídos. Dito isso, entende-se que a porção desfavorecida da população abrange aqueles que vivem em áreas suburbanas e sem infraestrutura, o que faz com que a água das chuvas inunde suas casas, acarretando perda de móveis, roupas e posses no geral. Assim, urge minimizar tal condição para que fatores climáticos, como a chuva, não sejam mais temidos.
Ademais, o mau desempenho estatal contribui para a permanência do problema. A esse respeito, o filósofo inglês Thomas Hobbes defende a ideia de que é dever do Estado propiciar meios que auxiliem o desenvolvimento social. Entretanto, esse pensamento não é concretizado, uma vez que o governo não direciona verbas para projetos que visem o escoamento e absorção das águas, como a permeabilização do solo, o que, por consequência, evitaria inundações e os impasses relacionados a ela, tal como o alagamento de residências e a transmissão de doenças infecciosas. Sendo assim, essa negligência se torna ilógica em uma sociedade dita desenvolvida.
Portanto, é indubitável a necessidade de mitigar os fatores que causam enchentes no Brasil. Por isso, com o fito de solucionar a ineficiência governamental e reduzir os impactos das desigualdades sociais, as prefeituras municipais devem, através da construção de parques e gramados, promover projetos voltados para a infraestrutura dos bairros pobres com foco no aumento da permeabilidade do solo, o que fará com que a água das chuvas seja absorvida e não se acumule nas ruas. Desse modo, cenas como as de "Parasita" serão restritas à ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.