Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70758
"A importância da dinamização da integridade pública e as suas implicações no Brasil"

No filme brasileiro “O Candidato Honesto”, é retratado a situação de um homem que, ao se candidatar para a presidência do Brasil, anseia por agir em conformidade com a lei, focando na retidão da população. Em contraste com a ficção, a nação verde-amarela apresenta um grande déficit no processo da dinamização da integridade pública. À vista disso, com a inoperância governamental e a ignorância do corpo social, no que concerne ao entendimento acerca da importância dessa fomentação, são necessárias medidas para suprimir o impasse.
//
Nesse segmento, a inoperância governamental torna-se uma impulsionadora para o avanço do revés. Nesse sentido, segundo a Controladoria Geral da União (CGU), para que exista uma sociedade que valorize os interesses pessoais, faz-se imprescindível políticas públicas eficientes. Todavia, a corrupção - onde o dinheiro que era para ser investido no país, é direcionado para fundos não fiáveis - ocasiona a falta dessas ações extinguindo, então, o direito de se viver em uma comunidade focada na harmonia, visto que, quando o investimento em melhorias para povo, por parte do Estado, fica de escanteio, a própria população se torna negligente. Sendo assim, para reverter esse cenário, providências devem ser tomadas a fim de erradicar essa violação da integridade pública.
//
Ademais, a ignorância do corpo social, no que concerne à importância dessa dinamização no Brasil, é uma relevante motivadora do óbice. Nesse contexto, o “Esclarecimento”, na visão do filósofo prussiano Immanuel Kant, é quando o indivíduo sai da sua menoridade que, por sua vez, define-se como a incapacidade do homem de fazer o uso do próprio pensamento permanecendo no comodismo. Com isso, quando não há essa saída da menoridade, o povo não busca saber se as propostas dos governantes contribuirão para a equidade social, pois se fixam na zona de conforto entrando no senso comum. Dessa forma, algumas diligências são cruciais para o desenvolvimento da sociedade.
//
Dessarte, o déficit presente na nação verde-amarela, no processo da dinamização da integridade pública, carece de uma solução. Urge, portanto, que a Corregedoria Nacional de Justiça - por meio de fiscalizações dos investimentos do governo, se está indo para o local correto e se a população está sendo beneficiada, bem como as sugestões de políticas públicas -, apure as irregularidades nesses processos e atue no combate à corrupção, a fim de que os serviços sociais sejam eficientes e universais. Por fim, o conceito de Esclarecimento, citado por Kant, será uma realidade em todo corpo social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#70760
Oi, gationes! Tudo certo com vocês?
De antemão, quero pedir desculpas se estou devendo correções para algum de vocês... Estou com muita coisa para fazer e para entregar - fora que já fazem 3 semanas que não escrevo redações :? . Aos poucos tenho conseguido aparecer por aqui, porém, ainda tenho uma demanda muito alta de correções, o que me deixa birutinha hahahaha!

Fiz a proposta de redação do @eurodrigo, pois achei excelente.
Ficaria MUITO grata se algum de vocês pudessem dar uma olhadinha na minha dissertação. Perdoem as falhas, estou um tico enferrujada, mas pretendo voltar em breve - visto que o ENEM já esta batendo na porta :/

@eurodrigo; @geoca; @Willa; @KISTX; @Dante; @EmillyySilva; @wagner123; @Gi69;

Agradecida! <3
0
Avatar do usuário
Por Dante
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70764
@vitoriaca, Me marca nela, que até à noite estarei corrigindo.
0
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#70805
vitoriaca escreveu:Oi, gationes! Tudo certo com vocês?
De antemão, quero pedir desculpas se estou devendo correções para algum de vocês... Estou com muita coisa para fazer e para entregar - fora que já fazem 3 semanas que não escrevo redações :? . Aos poucos tenho conseguido aparecer por aqui, porém, ainda tenho uma demanda muito alta de correções, o que me deixa birutinha hahahaha!

Fiz a proposta de redação do @eurodrigo, pois achei excelente.
Ficaria MUITO grata se algum de vocês pudessem dar uma olhadinha na minha dissertação. Perdoem as falhas, estou um tico enferrujada, mas pretendo voltar em breve - visto que o ENEM já esta batendo na porta :/

@eurodrigo; @geoca; @Willa; @KISTX; @Dante; @EmillyySilva; @wagner123; @Gi69;

Agradecida! <3
Olá Vivi! Tudo bem? 😼👍🏼

— Vi que me marcou na sua redação, assim que terminar algumas correções pendentes dou uma passadinha aqui para deixar minha análise (espero que alguém te ajude antes, pois essa semana estou bem ocupada também, oh vida!🤧👏)

Um beijo no cérebro! 😚🧠
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#70806
vitoriaca escreveu:Oi, gationes! Tudo certo com vocês?
De antemão, quero pedir desculpas se estou devendo correções para algum de vocês... Estou com muita coisa para fazer e para entregar - fora que já fazem 3 semanas que não escrevo redações :? . Aos poucos tenho conseguido aparecer por aqui, porém, ainda tenho uma demanda muito alta de correções, o que me deixa birutinha hahahaha!

Fiz a proposta de redação do @eurodrigo, pois achei excelente.
Ficaria MUITO grata se algum de vocês pudessem dar uma olhadinha na minha dissertação. Perdoem as falhas, estou um tico enferrujada, mas pretendo voltar em breve - visto que o ENEM já esta batendo na porta :/

Agradecida! <3
Oi, oi, Vi! Tudo bem, amiga?

Fico feliz em saber que muuuitas pessoas estão produzindo redações com esse tema e, agora, mais feliz ainda por você também ter feito. Vou tentar analisar todas em algum dia dessa ou da próxima semana. Peço um pouquinho de paciência, ok?

Beijão! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71019
OI @vitoriaca, como vai? Espero que bem!

Como solicitado, vim deixar minhas consideração aqui na sua redação. Apenas ressalto que gostei demais dela, então tudo o que eu disser pode ficar meio redundante, além de que sou apenas uma jovem aprendiz, ou seja, sou passível de erros, rs.

// INTRODUÇÃO 💡

[2] No filme brasileiro “O Candidato Honesto”, é retratado a situação de um homem que, ao se candidatar para a presidência do Brasil, anseia por agir em conformidade com a lei, focando na retidão da população. [1] Em contraste com a ficção, [3] a nação verde-amarela apresenta um grande déficit no processo da dinamização da integridade pública. [1] À vista disso, com a inoperância governamental e a ignorância do corpo social, no que concerne ao entendimento acerca da importância dessa fomentação, são necessárias medidas para suprimir o impasse.

[1] Conectivos;
[2] Contextualização;
[3] Tese;
[Observações] Simplesmente adorei seu repertório, pois ele é muito original e, até mesmo, único, além de bem específico e contundente com o tema. Ademais, seu desenvolvimento ficou muito coerente e consistente, apresentando uma ótima tese e já encaminhando, no final da introdução, para os próximos parágrafos. Excelente!

// PREIMEIRO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO (D1) 📌

[1] Nesse segmento, [2] a inoperância governamental torna-se uma impulsionadora para o avanço do revés. [1] Nesse sentido, [3] segundo a Controladoria Geral da União (CGU), para que exista uma sociedade que valorize os interesses pessoais, faz-se imprescindível políticas públicas eficientes. [1] Todavia, [4] a corrupção - onde o dinheiro que era para ser investido no país, é direcionado para fundos não fiáveis - ocasiona a falta dessas ações extinguindo, então, o direito de se viver em uma comunidade focada na harmonia, visto que, quando o investimento em melhorias para povo, por parte do Estado, fica de escanteio, a própria população se torna negligente. [1] Sendo assim, [5] para reverter esse cenário, providências devem ser tomadas a fim de erradicar essa violação da integridade pública.

[1] Conectivos;
[2] Oração introdutória do que será abordado no D1;
[3] Argumento de autoridade;
[4] Desenvolvimento da tese;
[5] Oração conclusiva da D1;
[Observações] Repertório SENSACIONAL! Não lembro se ele estava na coletânea do tema da redação ou não, mas independente de você ter lembrado isso de cabeça ou não, ficou realmente incrível! Todo o seu primeiro parágrafo de desenvolvimento foi pautado numa boa explicação sobre a relação entre corrupção e a atitude pública em reação a ela, mostrando com clareza sua tese uma bela argumentação que deu base a ela. Sem defeitos, de verdade.

// SEGUNDO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO (D2) 📍

[1] Ademais, [2] a ignorância do corpo social, no que concerne à importância dessa dinamização no Brasil, é uma relevante motivadora do óbice. [1] Nesse contexto, [3] o “Esclarecimento”, na visão do filósofo prussiano Immanuel Kant, é quando o indivíduo sai da sua menoridade que, por sua vez, define-se como a incapacidade do homem de fazer o uso do próprio pensamento permanecendo no comodismo. [1] Com isso, [4] quando não há essa saída da menoridade, o povo não busca saber se as propostas dos governantes contribuirão para a equidade social, pois se fixam na zona de conforto entrando no senso comum. [1] Dessa forma, [5] algumas diligências são cruciais para o desenvolvimento da sociedade.

[1] Conectivos;
[2] Oração introdutória do que será abordado na D2;
[3] Argumento de autoridade;
[4] Desenvolvimento da tese;
[5] Oração conclusiva da D2;
[Observações] Já no D2, sinto que vou acabar repetindo tudo o que falei no D1. Sua argumentação e desenvolvimento dialogam diretamente com o a tese deixada na introdução e com o que já foi dito no parágrafo de desenvolvimento anterior, contribuindo imensamente para a coerência e sequência lógica do texto, além de apresentar um argumento de autoridade deveras pertinente e trabalhá-lo muito bem. Impecável.

// CONCLUSÃO 🏆

[1] Dessarte, [2] o déficit presente na nação verde-amarela, no processo da dinamização da integridade pública, carece de uma solução. Urge, portanto, que a [3] Corregedoria Nacional de Justiça - [5] por meio de fiscalizações dos investimentos do governo, [7] se está indo para o local correto e se a população está sendo beneficiada, bem como as sugestões de políticas públicas -, [4] apure as irregularidades nesses processos e atue no combate à corrupção, [6] a fim de que os serviços sociais sejam eficientes e universais. [1] Por fim, [8] o conceito de Esclarecimento, citado por Kant, será uma realidade em todo corpo social.

[1] Conectivos;
[2] Oração introdutória da conclusão;
[3] Agente
[4] Ação
[5] Modo como essa ação será colocada em prática
[6] Objetivo da ação
[7] Detalhamento
[8] Oração de encerramento da conclusão;
[Observações] Conclusão completa com um agente bem específico e pertinente, sendo que gostei demais disso, porque acredito ser um diferencial do ponto de vista dos corretores. Ademais, adoro o modelo cíclico na redação, em que a última oração da redação dialoga diretamente com o que foi exposto na introdução, pois evidencia que o projeto de texto foi muito bem planejado e executado, parabéns!

// OPINIÃO GERAL

Bem, acho que ficou bem claro que adorei de paixão sua redação! As únicas coisas que tenho a pontuar é que "nação verde-amarela" e "a fim de" forma usadas duas vezes no seu texto, mas como elas foram muito bem distribuídas, sua redação seguiu excelente, então sério, você foi incrível!

Espero que tenha gostado das minhas pontuações e da sua nota!

Beijos e até a próxima 🤗🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#71023
Oi, oi, @vitoriaca! Vi, no caso. :P

De antemão, calma! Não se assuste com a nota, ok? :lol:

O tema realmente é difícil, e você - assim como, provavelmente, outros redatores - acabou fugindo um pouco do enfoque temático necessário. Desse modo, avaliei conforme a proposta. Aqui está a sua correção: Correção - vitoriaca (840)

Ah, olha só! Leia isto antes de analisar a sua correção:

Gravei um vídeo explicando melhor a temática e eu gostaria que todos os redatores que produziram textos relacionados a esse tema assistissem. Vou marcar alguns, mas todos podem ver, certo? @Gi69, @Anna1, @Dante, @LeighTeabing...

Cliquem aqui para assistir ao vídeo mencionado e avaliem se acham que o texto de vocês tangenciou - ou não - a proposta. Autoavaliação é tudo! :D

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
104 Exibições
por anabiajf
0 Respostas 
291 Exibições
por hyqwigewqd
0 Respostas 
119 Exibições
por laribezerra
0 Respostas 
70 Exibições
por Pedro4002
2 Respostas 
142 Exibições
por OlrenBeat
Os desafios para a segurança pública
por Niinobre    - In: Outros temas
0 Respostas 
124 Exibições
por Niinobre
0 Respostas 
89 Exibições
por m4nutheworld
11 Respostas 
687 Exibições
por Rayelli
Saúde mental nas Escolas pública
por Girlan    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por Girlan
0 Respostas 
109 Exibições
por katty
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM