Sob essa perspectiva, é importante responsabilizar a negligência das comitivas pelo impasse. Nesse ínterim, um projeto de lei do deputado estadual Altair Moraes define o sexo biológico como o único critério de participação esportiva. Dessa maneira, é fato que os responsáveis pelas normas desse meio utilizam o seu poder de forma arbitrária e intolerante, apossando-se de argumentos fúteis e ideológicos para atingir certas comunidades, como, no caso, a transexual. Por isso, a ocupação de cargos nesses comitês tende a ser realizada de modo segregativo, o qual inibe a voz de representantes que pertencem aos grupos oprimidos. Logo, é indubitável que a relutância do "topo" é uma referência para a "base" a ser discutida.
Nesse sentido, é importante compreender a colaboração negativa das torcidas como um obstáculo. Assim, o Twitter, hoje, é uma das maiores redes sociais do mundo, a qual é utilizada por parte do público esportivo para destilar ódio. Dessa forma, os torcedores possuem um papel fundamental na redução desse preconceito, até porque o maior termômetro do time é o seu público, ou seja, os seus fãs - os quais acabam incitando mais discriminação ao concordar com atos desse feitio. Sendo assim, a participação em campanhas com “hashtags” desrespeitosas nas redes, por parte dos próprios telespectadores, obstaculiza essa luta - o que corrobora o retrocesso.
Dessarte, o Estado precisa se posicionar contra o problema. Para isso, o Ministério da Cidadania, ao lado da Secretaria Especial do Esporte, deve criar a campanha “Leve na Esportiva; não na Intolerância” que, por meio do investimento de verbas, basear-se-ia na realização de publicidades midiáticas e televisivas - em perfis oficiais de times e em intervalos durante jogos - que incitem o respeito às minorias sociais, sobretudo em campo. Além disso, com o mesmo fito de construir um ambiente esportivo mais saudável, é necessário que haja a nomeação de representantes de grupos atingidos pelo preconceito como responsáveis por decisões que afetam a sua comunidade. Em efeito, a essência defendida por Arendt será respeitada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.