Por IzabelleM
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#39438
O documentário nacional " Muito Além do Peso", dirigido por Estela Renner, aborda e questiona os péssimos hábitos alimentares das crianças e como a obesidade infantil se tornou uma verdadeira epidemia no cenário brasileiro. Nesse contexto, a preocupante realidade abordada no filme ainda persevera na sociedade contemporânea, tendo como reflexos os índices cada vez maiores de crianças obesas, seja por uma persuasão das indústrias alimentícias, seja em fator da exígua prática de atividades físicas. Dessa forma, é necessário medidas para suprir esse problema de saúde pública.

Constata-se, a princípio, que, com o advento das novas tecnologias publicitárias, o mercado alimentício consegue atingir o público infantil como maior facilidade, o que corrobora a criação de maus hábitos alimentares. De acordo com os sociólogos Adorno e Horkheimer, na obra "Indústria cultural", que a visão sobre o lucro tende a massificar e uniformizar os gastos a partir dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o público infantil que ainda está em processo de emancipação intelectual é facilmente atraído pelo marketing alimentar, que divulga alimentos atrativos e com brinquedos, porém são alimentos processados, ricos em gorduras, carboidratos e pouco nutritivos. Desse modo, com a persuasão dos anúncios e o aumento de ingestão de alimentos industrializados, as crianças se tornam as principais vítimas da obesidade.

Ressalta-se, ademais, que a baixa prática de atividades físicas é um fator que aumenta os índices de obesidade no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos eram obesos, sendo a inatividade física o principal motivo. Nessa lógica, o sedentarismo, vinculado a uma alimentação industrializada e com baixo teor nutricional, faz com que o público infantojuvenil seja um dos principais grupos sujeitos a desenvolver doenças crônicas mais graves, como diabetes, hipertensão e cardiopatias. Dessa maneira, com persistência de tais hábitos pelo público infantil, é possível uma redução de expectativa de vida.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, poder mudar o cenário epidêmico como evidenciado no documentário " Muito Além do Peso". Logo, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério da Saúde, promover fóruns educacionais, através de grupos de apoio e palestras em escolas para pais e alunos. Por meio, de eventos ministrados por profissionais da saúde como médicos, nutricionistas e educadores físicos sobre a importância de uma alimentação nutritiva, balanceada e, por fim, a criação de um programa de exercícios físicos lúdicos no ambiente escolar, a fim de criar um público infantil consciente sobre o impacto da alimentação e movimentação do corpo no desenvolvimento de doenças. Sendo assim, sucederá uma redução dos índices de obesidade infantil no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 186

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por IzabelleM
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#39440
Alguém pode corrigir ?
0
Por IzabelleM
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#39441
@EduardoPedro olá, tem como vc dar uma olhada na minha produção? Desde já agradeço!
0
Por BeatrizCosta
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#39711
Que redação incrível!!!!! Jesus Cristinho!!!!!!
Sem comentários kkkkkkk.
0
Por Higorrair
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40044
Olá @IzabelleM, farei algumas observações sobre a sua redação.


INTRODUÇÃO

"O documentário nacional " Muito Além do Peso", dirigido por Estela Renner, aborda e questiona os péssimos hábitos alimentares das crianças e como a obesidade infantil se tornou (tornou-se) uma verdadeira epidemia no cenário brasileiro. Nesse contexto, a preocupante realidade abordada no filme ainda persevera na sociedade contemporânea, tendo como reflexos os índices cada vez maiores de crianças obesas, seja por uma persuasão das indústrias alimentícias, seja em fator da exígua prática de atividades físicas. Dessa forma, é necessário medidas para suprir esse problema de saúde pública."

- introdução muito bem feita, contém todos os requisitos e um posicionamento.

DESENVOLVIMENTO

"Constata-se, a princípio, que, com o advento das novas tecnologias publicitárias, o mercado alimentício consegue atingir o público infantil como (com) maior facilidade, o que corrobora a criação de maus hábitos alimentares. De acordo com os sociólogos Adorno e Horkheimer, na obra "Indústria cultural", (1)que a visão sobre o lucro tende a massificar e uniformizar os gastos a partir dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o público infantil (2)que ainda está em processo de emancipação intelectual é facilmente atraído pelo marketing alimentar, que divulga alimentos atrativos e com brinquedos, porém são alimentos processados, ricos em gorduras, carboidratos e pouco nutritivos. Desse modo, com a persuasão dos anúncios e o aumento de ingestão de alimentos industrializados, as crianças se tornam(tornam-se) as principais vítimas da obesidade."

- (1) Falta algum termo para ligar a ideia.
- (2) A oração adjetiva destacada deve ser posta entre vírgulas, visto que é explicativa e não restritiva: basicamente todo público infantil ainda está em processo de formação intelectual.
- Cuidado com a repetição do "que", pois pode ser considerado um vício de linguagem.
- No mais, a argumentação está OK: Comprova que o mercado alimentício consegue atingir o público infantil com maior facilidade através do marketing apelativo e porque este não possui consciência formada. Além disso, mostra que a alimentação a partir dos produtos ofertados são prejudiciais à saúde.

"Ressalta-se, ademais, que a baixa prática de atividades físicas é um fator que aumenta os índices de obesidade no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos eram obesos, sendo a inatividade física o principal motivo. Nessa lógica, o sedentarismo, vinculado a uma alimentação industrializada e com baixo teor nutricional, faz com que o público infantojuvenil (infanto-juvenil)seja um dos principais grupos sujeitos a desenvolver doenças crônicas mais graves, como diabetes, hipertensão e cardiopatias. Dessa maneira, com (a) persistência de tais hábitos pelo público infantil, é possível uma redução de(da) expectativa de vida. "

- Acho que você se perdeu um pouco na argumentação. Como afirmado no tópico frasal, o foco do parágrafo é influência do sedentarismo na obesidade, mas na sequência foi citado sobre outras doenças que, logicamente, fazem parte do contexto, mas aqui não são tão necessárias. Também aponto a retomada de partes do desenvolvimento anterior ( a alimentação industrializada...), que na minha opinião ocupou muito espaço, deixando a parte principal ( o sedentarismo) pouco desenvolvido.

CONCLUSÃO

"Portanto, medidas são necessárias para mitigar os impasses e, assim, poder mudar o cenário epidêmico como evidenciado no documentário " Muito Além do Peso". Logo, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério da Saúde(AGENTES), promover fóruns educacionais(AÇÃO), (1)através de grupos de apoio e palestras em escolas para pais e alunos(MODO/MEIO).(2) Por meio(3), de eventos ministrados por profissionais da saúde como médicos, nutricionistas e educadores físicos sobre a importância de uma alimentação nutritiva, balanceada e, por fim, ***a criação de um programa de exercícios físicos lúdicos no ambiente escolar***, (4)a fim de criar um público infantil consciente sobre o impacto da alimentação e (a) movimentação do corpo no desenvolvimento de doença(doenças) (FINALIDADE). Sendo assim, sucederá uma redução dos índices de obesidade infantil no Brasil."

(1) Seria mais adequado usar "por meio de", "por intermédio" ou "mediante".
(2) Na posição em que foi posto(início de período), esse conectivo não soa bem. até porque já houve a apresentação de um modo/meio; então. acredito que essa parte seria um detalhamento (passível de confusão por causa do conectivo empregado).
(3) Vírgula equivocada.
*** Repare que essa informação está solta, e isso prejudica a coesão do texto. Além disso, a falta de ligação torna difícil compreender a qual item esse trecho pertence.
(4) O erro da informação anterior (***) prejudica o entendimento de que essa seja a finalidade da sua proposta, apesar do conectivo estar bem claro.


Sua redação está ótima, contém apenas alguns deslizes de desenvolvimento, principalmente na conclusão; e também alguns poucos erros de gramática.

Não sou nenhum profissional, mas espero poder ajudar de alguma forma. Continue escrevendo, esse é o caminho para a evolução.
0
Por IzabelleM
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#40100
Obrigada @Higorrair , ficarei atenta nas próximas e obrigada novamente pelas dicas. Sucesso!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
84 Exibições
por Layz
0 Respostas 
69 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
132 Exibições
por laleska
1 Respostas 
241 Exibições
por Luane123
0 Respostas 
73 Exibições
por Lalabyrkive
0 Respostas 
69 Exibições
por liviavpa
0 Respostas 
64 Exibições
por Rivaldo
Publicidade infantil em questão no Brasil
por mandenha    - In: Outros temas
1 Respostas 
77 Exibições
por mandenha
A QUESTÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL NO BRASIL
por mandenha    - In: Outros temas
4 Respostas 
211 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
62 Exibições
por BellaFelix

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM