Avatar do usuário
Por beatrizsllva
Quantidade de postagens
#127485
Na animação "Moriaty: o Patriota", é retratada uma crítica à sociedade de classes, em que as mazelas sociais são consequências do comportamento do povo. De maneira análoga, tal conjuntura é retratada no país ao se analisar os desafios de enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, o qual é um problema resultante da displicência populacional diante do tema. Desse modo, constata-se um impasse motivado não só pela falta de educação adequada, mas também pela intensificação da desigualdade social.
Em primeiro lugar, a má formação educacional é um agravante dos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Nesse sentido, segundo o Pedagogo Paulo Freire, "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor." Sob esse viés, a premissa sobredita se aplica no contexto brasileiro, pois parte da população, devido ao ensino lacunar, age com desprezo ao trabalho da mulher, ocasionando a visibilidade do mesmo. Dessa forma, em decorrência de uma falha dos educandos, a problemática perdura no País.
Ademais, a mídia é mais um fator que agrava a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Sob essa perspectiva, conforme o sociólogo Pierre Bordieu, as instituições, cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população na invisibilidade do trabalho da mulher, faz é alinear a sociedade mediante conteúdos empobrecidos, os quais não abordam segurança. Logo, o setor midiático tem interferência direta no problema, garantindo o bem-estar de todos.
Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto à situação citada. Para isso, compete ao Estado, cuja função é a segurança e a educação dos cidadãos. Por intermédio de uma educação de qualidade nas escolas, para alcançar um emprego adequado. Além disso, o Estado deve impor a igualdade de trabalho para todos os gêneros, com o intuito de melhoria. Por fim, com essas ações, pode-se ter uma nação diferente e melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
208 Exibições
por Thamires444
Redação Carreira Militar
por aialla    - In: Grupo de Estudos
0 Respostas 
259 Exibições
por aialla
0 Respostas 
130 Exibições
por Synki
0 Respostas 
51 Exibições
por Iasmimnunes
0 Respostas 
62 Exibições
por Matheus009
0 Respostas 
451 Exibições
por nyribeiro
0 Respostas 
124 Exibições
por mariasena
0 Respostas 
84 Exibições
por annydograu
0 Respostas 
173 Exibições
por Elizama08
0 Respostas 
107 Exibições
por jenyfferoli

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM