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Por Clare
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Na obra "Utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, onde o corpo social se ausenta de conflitos e problemas. Entretanto, nota-se que essa idelização não se constata na prática, quando observa- se a desvalorização do trabalho de cuidado realizado por brasileiras. Dessa forma, é essencial discutir sobre a importância desse trabalho no Brasil e a desigualdade de gênero.
Primeiramente, vale ressaltar, a importância do trabalho de cuidado na população brasileira.O trabalho de cuidar oferece não só assistência e apoio para indivíduos que não possuem condições de cuidarem de si mesmo, como proporciona companhia, atenção e até mesmo afeto, que geralmente não é proporcionado pelos próprios familiares.
Ademais, vale destacar que a desigualdade de gênero contribui para esse fator. Desde muitos séculos, que o gênero masculino se considera superior ao feminino, criando-se assim, uma desigualdade que permanece até nos dias atuais. Nessa lógica, verifica-se o preconceito e a invisibilidade quando se trata de exercer o cuidado de outras pessoas, haja vista que mulheres possuem uma alta taxa da realização desse emprego.
Portanto, para mitigar essa problematica, cabe ao Governo Federal, promover a valorização desse emprego, por meio de projetos públicos voltado a tal setor, para o melhor remuneramento para quem o exerce, como também palestra em locais públicos para a conscientização sobre esse trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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