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Por Romildo
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Conforme ensinou Freud, o pai da psicanálise e um dos maiores gênios do século XX, apenas 10% do comportamento humano se dar de modo consciente, sendo que, os 90% restantes acontecem no plano do nosso inconsciente e, neste caso, por uma questão de lógica, sem a menor possibilidade de controle da nossa parte. Levando em conta essa afirmação, imaginar uma situação em que o turbilhão de dados publicados a cada segundo na internet possa ser controlado de modo a manipular o comportamento das pessoas, é algo deveras assustador.

Além das limitações naturais descritas pela ciência para a mente humana, ainda nos deparamos com a fragilidade da educação oferecida aos cidadãos que, com seus crônicos e habituais problemas de instrução formal, que vão desde a incapacidade de interpretar um simples texto que se lê até ao analfabetismo na sua mais cruel expressão. A qualidade e o acesso à educação, em nosso país, infelizmente, apesar de ser um dever do Estado, nos termos da Constituição, ainda não é um direito de todos.

Associando-se de modo maléfico a esse quadro deprimente, há também a ação deliberada consciente e arquitetada por grupos políticos e econômicos que, interessados em explorar e tirar proveito da ingenuidade e da falta de formação das grandes massas, pautam as informações que vão ter prioridade nas redes sociais e levam multidões a acreditar, a se comportar e a consumir suas ideias e seus produtos. Assim se produz a alienação por meio de uma manipulação planejada nos bastidores e levada a público via internet.

Neste sentido, hoje a colocação em prática, por parte das autoridades constituídas e das instâncias de poder, de políticas públicas que tornem a educação uma prioridade, pois, certamente, a exemplo do que acontece em todos os países que investiram no conhecimento, tais como a Coreia do Sul e Finlândia, dentre outros, as pessoas pessoas são bem menos vulneráveis á manipulação. É preciso estar vigilante para o que acontece com a educação, pois, no final das contas, parafraseando o mestre Paulo Freire, "seria uma grande ingenuidade esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica."
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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