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Por Icarocosta7
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#127125
Durante a colonização portuguesa no Brasil, o país adquiriu diversos aspectos sociais europeu, entre eles, o patriarcado. Atualmente, o Art. 5° da Constituição Federal de 88, diz que todos são iguais perante a lei. No entanto, isso não vem sendo assegurado, devido a uma falha estatal e mentalidade social retrógrada.

Primeiramente, faz-se necessário ressaltar ás falhas da máquina estatal em proteger os direitos das mulheres. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições, embora mantenham função social, perderam sua essência, tornando-se zumbis. Pensando assim, nota-se que que instituições como o Ministério da Mulher e o Ministério Público adéquam-se a teoria do autor, já que falham em garantir dignidade e igualdade para as mulheres que atuam na área do cuidado.

Além disso, nota-se que o fator social é determinante na problemática do enfrentamento a invisibilidade da mulher no trabalho. Segundo Durkhein, o fator social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. Seguindo essa lógica, é perceptível que a marginalização das mulheres se encaixa na teoria do filósofo. Tendo em vista que, caso um jovem cresça em um ambiente misógino, tende-se a repetir esse comportamento pelas gerações.

Portanto, é preciso ações conjuntas entre Estado, sociedade e mídia. Deve-se reformar o Ministério da Cultura e o Ministério Público. Também é preciso criar campanhas na midia com influenciadores, buscando atingir o público jovem e retirando estigmas. Dessa forma, a problemática do enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher será diminuido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por caio452
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#127144
Durante a colonização portuguesa no Brasil, o país adquiriu diversos aspectos sociais europeu [europeus], entre eles, o patriarcado. Atualmente, o Art. 5° da Constituição Federal de 88, [não serparar sujeito do predicado por vírgula] diz [vocabulário coloquial] que todos são iguais perante a lei. No entanto, isso não vem sendo assegurado, devido a uma falha estatal e [a uma] mentalidade social retrógrada.

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Primeiramente, faz-se necessário ressaltar ás [as] falhas da máquina estatal em proteger os direitos das mulheres. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições, embora mantenham função social, perderam sua essência, tornando-se zumbis. Pensando assim, nota-se que que instituições como o Ministério da Mulher e o Ministério Público adéquam-se [sem acento] a teoria do autor, já que falham em garantir dignidade e igualdade para as mulheres que atuam na área do cuidado.

---

Além disso, nota-se que o fator social [fato social] é determinante na problemática do enfrentamento a [à] invisibilidade da mulher no trabalho. Segundo Durkhein [Durkheim. É importante notar que, embora de difícil grafia, esse filósofo é comumente citado em redações, de modo que o corretor provavelmente irá conhecê-la], o fator social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. Seguindo essa lógica, é perceptível [isso não é óbvio, cabe maior explicação] que a marginalização das mulheres se encaixa na teoria do filósofo. [vírgula no lugar do ponto] Tendo em vista que, caso um jovem cresça em um ambiente misógino, tende-se a repetir esse comportamento pelas gerações.

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Portanto, é preciso ações conjuntas entre Estado, sociedade e mídia. Deve-se reformar o Ministério da Cultura e o Ministério Público [como? Qual será a reforma]. Também é preciso criar campanhas na midia com influenciadores, buscando atingir o público jovem e retirando estigmas [quais, exatamente? Poderia citar a normalização do noção do trabalho ser inerente à mulher]. Dessa forma, a problemática do enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher será diminuido [diminuída].

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Texto bem estruturado. No entanto, a argumentação é rasa e um pouco tangencial em alguns pontos. No parágrafo 1, é feita uma relação interessante entre as instituições zumbis e instituições existentes, porém a afirmação de que "falham em garantir dignidade e igualdade para as mulheres que atuam na área do cuidado." não foi elaborada, de modo que o parágrafo ficou muito apoiado na teoria de Bauman. Você poderia citar a falta de recursos, a falta de visibilidade de pautas nesse sentido nesses ministérios (o que até ficaria mais próximo ao tema, que é acerca da invisibilidade do trabalho de cuidado), falta de fiscalização, falta de meios para denúncia e conhecimento para tal, principalmente pela invisibilidade tender a afetar grupos sociais mais marginalizados...

O parágrafo três segui a mesma linha de se apoiar nos trabalhos de Durkheim e até cita conceitos específicos dele, mas não faz uma ligação direta com o tema. A misoginia é, sim, relacionada ao tema, no entanto o papel da argumentação é mostrar de maneira direta essa ligação.
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