Avatar do usuário
Por Boreal7867
Quantidade de postagens
#126958
O escritor inglês Aldous Huxley afirmou que os fatos não deixam de existir só porque são ignorados. Essa reflexão aplica-se à realidade brasileira, onde os desafios do enfrentamento da invisibilidade do trabalho doméstico realizado pelas mulheres no Brasil tem sido negligenciados, causando impactos significativos em suas vidas. Fatores como a ausência da importância das trabalhadoras domésticas e a não remuneração estão intrinsecamente ligados à crise da desigualdade entre gêneros no país.
A princípio, é fundamental pontuar que a desimportância das trabalhadoras é a não remuneração, surge da baixa atuação dos setores governamentais em relação à criação de mecanismos adequados para lidar com tais ocorrências. Diante disso, no filme "Que Horas Ela Volta", onde a personagem principal é uma mulher vai a São Paulo em busca de trabalho, acaba sendo empregada doméstica que dorme na casa dos patrões e não recebe um salário justo. Dessa forma, observa-se que ela tem seus direitos violados, como as mais de 70% das mulheres participou da pesquisa do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística.
Além do mais, a desigualdade social intensifica ainda mais a invisibilidade do trabalho doméstico realizado pela mulher. Segundo, a pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2019, as mulheres têm em média de 21,4 horas semanais dedicadas aos afazeres e tarefas pessoais, sendo os homens com apenas 11 horas, tendo mais oportunidades que elas. Esta disparidade evidencia claramente a desigualdade entre homens e mulheres, ocasionando uma situação delicada que exige medidas urgentes para garantir uma convivência harmoniosa e o pleno exercício dos direitos estabelecidos pela Constituição.
Diante dessa problemática, é fundamental adotar medidas concretas para alterar essa realidade injusta se encontra no Brasil. Nesse sentido, cabe ao Ministério Dos Direitos Humanos promover campanhas educativas totalmente gratuitas perante a sociedade civil que visem conscientizar sobre a importância da trabalhadora doméstica. Além disso, cabe ao Ministério Da Justiça tem o dever de garantir justiça a todos promover um política pública por meio de leis mais rigorosas e fiscalizações firmes assegurando assim uma sociedade mais igualitária e respeitosa.
Por- @Boreal7867
Corrijam por favor:
@Sooofll
@Mateus11111
@Nayanne
@JoaoPedro72
@lightllarry
E todos outros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#126966
Olá! Irei fazer uma correção rápida do seu texto. Qualquer dúvida, é só falar.

C1 – 160: Há alguns erros gramaticais.
C2 – 200: Perfeito.
C3 – 120: Sua argumentação está bastante expositiva, com muitas informações estatísticas, porém pouca estrutura argumentativa. Em vez de somente soltar dados, você deve desdobrá-los de forma completa, exibindo mais o seu ponto de vista por meio de opiniões e justificativas bem fundamentadas.
C4 – 160: O coesivo “onde” foi utilizado com equívoco, já que deve somente ser utilizado para retomar lugares físicos.
C5 – 160: Sua segunda proposta possui quatro elementos. Faltou o detalhamento.

Nota final: 800.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
1
Avatar do usuário
Por Boreal7867
Quantidade de postagens
#126967
JoaoPedro72 escreveu:Olá! Irei fazer uma correção rápida do seu texto. Qualquer dúvida, é só falar.

C1 – 160: Há alguns erros gramaticais.
C2 – 200: Perfeito.
C3 – 120: Sua argumentação está bastante expositiva, com muitas informações estatísticas, porém pouca estrutura argumentativa. Em vez de somente soltar dados, você deve desdobrá-los de forma completa, exibindo mais o seu ponto de vista por meio de opiniões e justificativas bem fundamentadas.
C4 – 160: O coesivo “onde” foi utilizado com equívoco, já que deve somente ser utilizado para retomar lugares físicos.
C5 – 160: Sua segunda proposta possui quatro elementos. Faltou o detalhamento.

Nota final: 800.

Poderia me dar dica pra desenvolver melhor a c3
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#126968
Boreal7867 escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:Olá! Irei fazer uma correção rápida do seu texto. Qualquer dúvida, é só falar.

C1 – 160: Há alguns erros gramaticais.
C2 – 200: Perfeito.
C3 – 120: Sua argumentação está bastante expositiva, com muitas informações estatísticas, porém pouca estrutura argumentativa. Em vez de somente soltar dados, você deve desdobrá-los de forma completa, exibindo mais o seu ponto de vista por meio de opiniões e justificativas bem fundamentadas.
C4 – 160: O coesivo “onde” foi utilizado com equívoco, já que deve somente ser utilizado para retomar lugares físicos.
C5 – 160: Sua segunda proposta possui quatro elementos. Faltou o detalhamento.

Nota final: 800.

Poderia me dar dica pra desenvolver melhor a c3
Use o método cascata, desenvolvido pelo @Fortes.

-Inicie com o tópico frasal;
-Dê um pequeno enfoque sobre a causa e a consequência que serão discutidas no desenvolvimento.
-Coloque um repertório que tenha ligação direta com a tese.
-Desenvolva, com bom desdobramento, a causa.
-A partir da causa, desenvolva, agora, a consequência.

Exemplo de escrita:

Diante disso, deve-se responsabilizar os colégios por esse cenário. Isso porque as escolas não ensinam aos alunos sobre a Constituição, formando estudantes e cidadãos sem consciência legislativa. Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, defende que a informação deve ser priorizada em uma sociedade. Essa tese filosófica é concreta, porém ignorada pelas instituições escolares, haja vista que geralmente não há - por falta de professores capacitados e de planejamento curricular - uma disciplina na grade colegial que suscite discussões participativas e leituras obrigatórias dos artigos da Carta Magna. Com isso, os discentes, enquanto cidadãos, têm, muitas vezes, os seus direitos inviabilizados, afinal, eles não os conhecem, e, por isso, não conseguem defendê-los, como exigir a compra de um produto pelo preço exposto nas prateleiras do mercado, e não no sistema interno do estabelecimento - direito do consumidor. Logo, validando a ideia de Djamila, a informação deve ser prioridade.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
2
Avatar do usuário
Por Nayanne
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126969
Assim como o colega disse, sua argumentação está muito expositiva, tente inserir tópicos de argumentação.
Ex: em consonância com o apresentado na obra, o governo brasileiro atua de maneira minima no enfrento da desigualdade que perdura no cenário social brasileiro...., ao possuir leis restritas ao papel, as quais não assumem o papel de atuar diretamente na solução da desigualdade presente na sociedade, como também muitas vezes são inúteis ao tentar solucionar as problemáticas a elas direcionadas...

O 2° desenvolvimento já vi uma pequena argumentação.
Mas pense em quem é o responsável e como ele não atua na resolução da problemática, além de determinar o que era pra ser realizado. Pode me chamar ou marcar smp, espero ter ajudado
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
315 Exibições
por EllieW

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM