Avatar do usuário
Por Giuliaa1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97353
É fato que a globalização proporcionou o avanço do conhecimento popular e o avanço mundial. Todavia, devido á falhas educacionais e do sistema de saúde brasileiro, ainda há na contemporaneidade, estigmas associados á questões sociais como o HIV, que devem ser combatidos. Assim, fica clara a imperiosidade em rever e debater esse empecilho nacional, por meio de medidas instrutivas, auxiliares e conscientizadoras promovidas pelo Governo Federal, juntamente aos Ministérios da Saúde e da Educação.

Nesse sentido, é válido ressaltar que a precariedade educacional está diretamente relacionada á perpetuação de empecilhos nacionais, visto que a mesma é responsável pela formação individual. Partindo desse pressuposto, e abordando a análise de Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, percebe-se que o ensino é um pilar importante na construção social, ou seja, se esse sistema for bem estruturado e qualitativo, irá transmitir conhecimento efetivo e senso crítico para os cidadãos, reduzindo assim os estigmas perenes na sociedade, como os relacionados ao vírus HIV. Á exemplo disso, tem-se a série ELITE, onde uma das personagens apresenta AIDS e por intermédio da eficiência educacional consegue ter ciência da situação e assim, procurar um auxílio médico e ensinar os colegas sobre, reduzindo as deduções e consequências da doença. Dessa forma, é nítida a relevância do órgão nacional educacional, na estipulação de ações integradoras no ensino.

Outrossim, é mister pontuar que o sistema de saúde brasileiro é responsável por garantir as melhorias enfermicas sociais, instruindo a população e oferecendo cuidados básicos. Ademais, segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, o Estado tem o dever de promover a saúde no país, o qual inclui a oferta de serviços e a disseminação de informações, visto que grande parcela das doenças são contraídas devido á desinformação popular perante aos cuidados necessários, ás medidas preventivas e ao tratamento, assim como ocorre no caso da AIDS, que muitas pessoas não apresentam ciência da gravidade da doença e da existência do coquetel que facilita a vida do portador. Como representação disso, é possível abordar a série Sex Education, que tem como temática principal a educação sexual para reduzir os estigmas e doenças relacionadas. Desse modo, é visível a importância do órgão nacional da saúde na organização de ações conscientizadoras para conduzir o desenvolvimento do país.

Portanto, medidas devem ser tomadas para reduzir os entraves relacionados aos estigmas do HIV e demais doenças na sociedade. Assim, cabe ao Ministério da Educação, gestor do ensino no Brasil, desenvolver uma educação abrangente e qualificada nos ramos sociais, por meio da estipulação do ensino da saúde na grade estudantil, a fim de instruir os jovens e a sociedade perante ás doenças e seus cuidados. Além disso, é dever do Ministério da Saúde, responsável pela estagnação enfermica nacional, juntamente ao Governo Federal, organizarem ações conscientizadoras nas comunidades do país, por intermédio de programas públicos, campanhas instrutivas e movimentos comunitários, visando estimular o conhecimento individual sobre as doenças como AIDS, Hepatite B, herpes, entre outras e consequentemente estimular a ocorrência de prevenção, cautela e busca de tratamento pelas pessoas, proporcionando assim, o avanço do país pela estagnação de estigmas enfermicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Myllene02
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97413
C1 - Possui alguns erros quanto ao uso da crase, você usou "á" mas o certo é "à", fora isso, sua escrita está boa.
C2 - Senti falta das causas do estigma, como ele ocorre na sociedade.
C3 - Faltou argumentar um pouco mais.
C4 - A estrutura está boa.
C5 - Sua proposta está ótima, parabéns!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
119 Exibições
por Tiago2112
0 Respostas 
194 Exibições
por HerculesWv
3 Respostas 
1849 Exibições
por FlorDeRub1
6 Respostas 
3590 Exibições
por Mylike
8 Respostas 
544 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
171 Exibições
por gabsvii
2 Respostas 
120 Exibições
por Nando18s
0 Respostas 
228 Exibições
por loly
0 Respostas 
85 Exibições
por Lorde007
Estigmas sobre saúde mental
por Poliana99    - In: Outros temas
3 Respostas 
113 Exibições
por Poliana99

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM