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Por Gael2202
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No século XVIII foram desenvolvidas as primeiras vacinas, durante uma epidemia de varíola na Europa. Apesar de ter sido um método anti-higiênico, já que utilizava secreções bovinas diretamente em feridas humanas, foi de extrema importância na medicina para erradicação de outras doenças. Infelizmente, ainda há diversas enfermidades sem cura, dentre elas, as causadas pelo vírus HIV tem sido responsável pela disseminação de estigmas na sociedade brasileira por diversos tabus.

Vale ressaltar, que a desinformação tem sido o principal meio de perpetuação de preconceitos ligados ao HIV. Análoga série 'Sex Education', uma produção norte-americana cujo enredo se baseia na conscientização de jovens acerca de temas como sexualidade, gênero, assédio e ISTs, a sociedade brasileira apresenta certo atraso nesse quesito. Comparando-a com a série americana, a educação brasileira é atrasada por tabus envolvendo esses temas, visto que muitos jovens não tem acesso a informação necessária a própria saúde. Por isso, é de suma importância rever como tratamos essas questões, ainda mais ligadas ao vírus HIV que faz milhares de vítimas ao ano, devido a baixa procura por tratamento.

Outro fator que corrobora para o aumento dos estigmas associados ao HIV é a homofobia. Segundo a OMS, na década de 70, mais de 80% da população gay estava contaminada com o vírus. Isso propiciava o aumento do preconceito de ambas as temáticas, mesmo que, posteriormente, ser comprovado que a sexualidade não está ligado aos fatores de contaminação. Mas voltando ao tema principal, logicamente um país envolto em tabus como o Brasil iria conviver com a estigmatização do vírus HIV até a atualidade. Por consequência, muitos portadores são excluídos da sociedade, reforçando a importância da conscientização sobre esses preconceitos ligados ao HIV.

Como exposto anteriormente, a falta de informações ligadas ao HIV tem sido responsável pela manutenção de inúmeras marcas históricas. Visto isso, cabe ao governo federal, por meio do ministério da educação, implementar aulas de educação sexual na grade comum curricular. Dessa forma, a população pode aprender a conviver e se proteger do vírus HIV desde a juventude. Com essa medida, a sociedade brasileira estará vacinada dos estigmas, em analogia ao processo histórico do século XVIII.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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