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Por mi4mi4
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O pintor norueguês Edvard Munch retratou no seu quadro "O Grito" o medo, a desesperança e a inquietude refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda melancolia. Para além da obra, é possível observar que no contexto nacional atual, o sentimento de milhões de indivíduos assolados pelo o estigma associado ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é similar ao ilustrado pelo o artista. Desse modo, faz-se necessário analisar as causas desse revés. A respeito destas, evidenciam-se uma associação com um preconceito pré-existente e a falta de educação sexual nas instituições de ensino.
A princípio, é imprescindível notar que a epidemia do HIV/aids possui seus grupos mais vulneráveis historicamente que são sempre associados à doença. No passado, a aids fora conhecida como "peste gay" ou "doença dos 5H": haitianos, usuários de heroína, homossexuais, hemofílicos e hookers (prostitutas). Ademais, de acordo com dados divulgados pelo o Ministério da Saúde (MS), os grupos mais ameaçados pelo o Vírus da Imunodeficiência Humana são travestis (31,2%), homens que possuem relações com outros homens (15%), profissionais do sexo (4,9%) e a população de todo o país (0,4%). Diante de tal exposto, é notório que a discriminação e a exclusão social contra essas minorias as deixa num extremo grau vulnerabilizado, uma vez que, graças a toda repressão sofrida, não dispõem de seus direitos básicos de cidadão e acesso a saúde, propagando assim o vírus e sendo alvo de mais preconceito.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a falta de educação sexual nos estabelecimentos de ensino como outro fator que contribui para a manutenção da estigmatização do HIV. Segundo Cleiton Euzébio de Lima, diretor interino do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), educação da sexualidade não é ideologia, mas ciência. Nesse sentido, tal possui impacto na qualidade de vida e saúde dos jovens. Portanto, sua prática é importante tanto para trabalhar a prevenção quanto a discriminação graças a falta de informação.
Por fim, faz-se indispensável que medidas sejam tomadas. Logo, cabe ao Estado criar instituições públicas com abordagens especializadas para os subgrupos mais impactados historicamente por essa epidemia, dessa maneira, o vírus e os estigmas serão menos propagados. Paralelamente, o Ministério da Educação (MEC) deve incluir nas grades escolares uma matéria voltada para educação sexual, com sexólogos como orientadores, afim de informar e preparar os jovens para a vida sexual. Assim, os sofrimentos emocionais retratados por Munch se delimitarão apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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