Primeiramente, é válido ressaltar que as empresas que visam a criação de plataformas de jogos têm crescido muito atualmente, investindo bilhões de dólares e tendo uma grande influência sobre a vida de milhares de indivíduos, o que acaba por facilitar a chamada ''Gamificação'' no meio educacional. Dessa forma, empresas como a Microsoft conduzem vários projetos educacionais voltados para os games, como por exemplo a edição do jogo Minecraft: Education Edition, o que proporcionou para os educadores e alunos uma nova visão sobre os estudos e a interação facilitada por meio desse processo inovador e atrativo, fazendo com que os estudantes aprendam através de um jogo já conhecido por eles, trazendo para os discentes maior interesse pelo aprendizado.
Ademais, a implantação de jogos no ambiente escolar pode ser visto como uma ação revolucionária em relação ao ensino, provocando desejo pelos estudos, o que, consequentemente, fará com que o desenvolvimento educacional seja visível na sociedade, evidenciando que os indivíduos têm a capacidade de tornar prática a união entre a tecnologia e a educação nesta geração.
Portanto, para que a gamificação seja notada e implantada de forma benéfica e constante nos ambientes escolares, urge que profissionais das áreas da tecnologia em conjunto com os da educação façam planos visando a revolução do ensino e o desenvolvimento dos alunos, por meio de aulas com o uso de jogos intuitivos e interativos específicos para cada disciplina e palestras nas instituições de ensino à respeito dessa nova forma educacional, para que o interesse pelo aprendizado seja estimulado e a ''gamificação'' vista como o futuro do processo educativo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.