Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais como fator para a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Acerca disso, conforme Voltaire: o Estado surgiu para servir o povo. Todavia, o governo tem confrontado essa obrigação, já que é abrangente o número de casos de agressão à terceira idade no país, que se deve a insuficiência de leis que o Estado negligencia, e o que faz com que essas péssimas ações sejam omitidas e silenciadas. Desse modo, torna-se inconcebível que essa situação continue a permanecer na sociedade brasileira.
Ademais, é fundamental apontar a influência negativa da mídia como principal responsável da violência contra o idoso no país. Segundo Zygmunt Bauman, as redes sociais são muitos úteis, mas são uma armadilha. Diante de tal exposto, é evidente que os diversos canais da mídia dão mais publicidade à população mais jovem, por serem seu público-alvo, do que a de idade mais avançada, ocasionando, dessa maneira, o descaso. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure sem intervenção.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Estado - principal interventor jurídico - deve promover a criação de leis, por intermédio de campanhas de ONG's, com o intuito de trazer mais segurança aos mais vulneráveis. Assim, tornará-se possível a construção de uma sociedade que segue os princípios da carta magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.