Em primeiro lugar, é válido frisar que a igualdade do cidadão dialoga com uma elementar necessidade social e, consequentemente, não pode ser deixada em segundo plano. Para entender essa lógica, pode-se mencionar o filme "Agente Duplo", obra pré-indicada ao Oscar, o qual ratifica a crueldade com os que chegam à Terceira Idade e ainda insere na obra cinematográfica a realidade de "Quem deixou de ter função econômica deixou de ter identidade. Vai para um lixo social chamado exclusão." É exatamente nessa conjuntura que incluímos a problemática social, uma vez que, ao chegar à Terceira Idade, muitos cidadãos sofrem com as limitações e se veem aprisionados em si mesmos - o que representa o fato cinematográfico mencionado acima. É perceptível, portanto, o condenável elemento malfeitor desse problema social, capaz de promover uma população ferida psicologicamente e, em alguns casos, fisicamente.
Em segundo lugar, é oportuno comentar que o cenário supracitado remete ao que defende o arcabouço jurídico do país. Isso porque o artigo 230 da constituição federal é claro na execução da garantia do bem-estar e direito à vida da pessoa idosa. Contudo, é desanimador notar que tal diretriz não dá sinal de pleno cumprimento e, para provar isso, basta analisar vários relatórios do Disque 100 que mostram o lamentável números de agressões - dentre elas violências psicológicas, físicas e abuso financeiro - cometidas pela própria família. Vê-se, então, o perigo da norma apresentada findar em desuso, sob pena de confirmar o que propunha Dante Alighiere, em "A Divina Comédia": "As leis existem, mas quem as aplica?". Esse cenário, certamente, configura-se como desagregador e não pode ser negligenciado.
Por fim, caminhos devem ser elucidados para cumprir os direitos do cidadão brasileiro, levando-se em consideração questões sociais e legislativas abordadas. Sendo assim, cabe ao Governo Federal - órgão responsável pelo bem-estar e lazer da população - elaborar um plano nacional de incentivo ao apoio da família ao idoso, de modo a instituir ações e projetos de união destinado à família, bem como o desenvolvimento de atividades para a convivência fraterna. Isso pode ser feito por meio de uma associação entre prefeituras, governadores e setores federais, os quais devem executar eventos periódicos que visem a união dos idosos e a família. Assim, felizmente, os cidadãos da Terceira Idade poderão desfrutar de uma vida confortável advinda da acolhida de sua família.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.