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Por Agenetos
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Durante a Guerra Fria, houve um considerável avanço das tecnologias, que modificou a vida da humanidade. O que antes era utilizado apenas para função militar, se tornou necessário para comunicação humana. Entretanto, há questões problemáticas quanto a essas tecnologias, como é o caso do descarte incorreto desses dispositivos eletrônicos. Isso ocorre devido ao consumismo e a falta de políticas públicas.
Primordialmente, ressalta-se que o consumo exagerado gera a obsolescência de produtos aproveitáveis. Segundo a obra literária Modernidade Líquida, escrita pelo filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vivemos em tempos líquidos, nada é para durar. Dessa forma, nota-se que produtos são predispostos a se tornarem ultrapassados e desatualizados, com o intuito de forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto e descartar o antigo. Consequentemente, isso contribui para o aumento do chamado lixo eletrônico.
Outrossim, segundo dados do site da Agência Brasil Central, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico. A falta de políticas públicas contribuem para o descarte inadequado desses materiais. Nesse cenário, percebe-se que se providências não forem tomadas, isso gerará riscos ao meio ambiente, e por sua vez à saúde da população brasileira. Tendo em vista que alguns elementos contidos no lixo eletrônico, podem permanecer no solo por séculos, contaminando tudo enquanto isso.
Em suma, medidas são necessárias para conter a problemática citada. Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente ser responsável por multar os indivíduos que descartarem dispositivos eletrônicos incorretamente, por meio da fiscalização adequada do lixo, com o intuito de incentivar o descarte correto do lixo eletrônico. Somente assim, o Brasil avançará para uma sociedade mais sustentável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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