Primeiramente, é válido destacar que o algoritmo existente nas redes sociais é o principal elemento causador do efeito bolha. Sob essa perspectiva, o documentário "Dilema das Redes", exibido pela Netflix, mostra como as mídias digitais influenciam no modo de pensar, agir e viver das pessoas. Isso ocorre, devido à inteligência artificial que seleciona as informações com base no interesse dos usuários, mostrando propagandas de certos produtos, notícias e publicações que possam ser relevantes para eles. Dessa forma, conteúdos com outras temáticas se tornam invisíveis no perfil desses indivíduos, deixando-os isolados e dificultando a pluralidade.
Ademais, o efeito bolha nas redes sociais tem o potencial de aumentar a intolerância, pois pessoas que antes poderiam ter pudores para manifestar uma opinião mais controversa ou preconceituosa, ganham confiança ao encontrar, nas mídias, outros com pensamentos semelhantes, sendo encorajados a expressá-la. Consequentemente, essas pessoas fecham-se em grupos, criando aversão à opiniões contrárias, ou até mesmo, partindo para a violência, seja ela física, ou verbal. Essa questão exemplifica o "Mito da Caverna", metáfora do filósofo Platão, onde, quem está dentro da caverna, observando apenas sombras da realidade, se recusa a explorar e conhecer o mundo exterior.
Portanto, para resolver esse impasse, cabe ao Governo Federal, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fazer com que as redes sociais tenham um "feed" cronológico, através de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, a fim de promover a pluralidade dos conteúdos que são exibidos aos usuários nas mídias digitais. Por fim, o Ministério da Educação deve propor o diálogo, por meio de debates nas aulas de Sociologia, com o fito de formar cidadãos mais tolerantes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.